Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43453
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Manoel Felix Pessoa dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T18:18:41Z | - |
dc.date.available | 2022-03-21T18:18:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Manoel Felix Pessoa dos. Docentes exitosos: uma análise sobre a prática docente no curso de Física Licenciatura da UFPE-CAA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43453 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho procura responder a seguinte inquietação: O que torna os professores exitosos no desenvolvimento de sua ação profissional? A ênfase deste trabalho recai sobre a investigação das práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos de formação de professores, especificamente no campo dos saberes docentes com ênfase na avaliação da aprendizagem, no curso de Física Licenciatura, desenvolvido no Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste. Um estudo desta natureza, justifica-se pelo questionamento do alto índice de reprovação e da evasão de alunos dos primeiros semestres do curso de Física Licenciatura. Acrescenta-se ainda, os resultados de pesquisas, desde a década de 1990 (Zeichner e Gore nos Estados Unidos e Camargo apud Fiorentini (2005) no Brasil), os quais apontam que as disciplinas específicas influenciam mais na prática do futuro professor do que as disciplinas didático-pedagógicas, porque as disciplinas específicas influenciam nos procedimentos internalizados destes estudantes durante o processo anterior de escolarização. Foi realizado um levantamento sobre a temática de evasão e reprovação relacionada aos saberes docentes no curso de Física Licenciatura nos bancos de dissertações e teses e artigos científicos, contudo, nenhum trabalho foi encontrado. Não existia até então um mapa, que apresentasse o acompanhamento dos resultados de reprovação/aprovação. Tal mapa foi construído e analisado neste trabalho para que pudéssemos selecionar os docentes exitosos para realizarmos a entrevista de investigação sobre os saberes docentes com ênfase nos saberes da prática, buscando analisar as práticas pedagógicas exitosas reconhecidas pelos docentes. Por docentes exitosos entendemos aqueles que desenvolvem sua prática de forma reflexiva e com ela conseguem baixos índices de reprovação. Para tal estabelecemos como critério de escolha dos docentes, aqueles que possuíssem uma estabilidade de três anos ou mais de ensino no curso, com base no ciclo profissional de Hubermann e analisamos os currículos lattes, os editais dos concursos públicos que permitiram a seleção e aprovação dos docentes no curso. Foram realizadas, entrevistas semiestruturadas com alguns docentes do curso e analisados todos os programas de todas as disciplinas já lecionadas no curso. Desta forma, tivemos como objetivo geral analisar as concepções dos docentes exitosos do curso de Física Licenciatura para que ao fim dessa pesquisa, pudéssemos mostrar um constructo que auxilie docentes a repensarem suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos mostram que as disciplinas que não tem um cunho de formação docente faltam especificações dos instrumentos e processos avaliativos utilizados. Nos editais analisamos as concepções acerca do profissional que se espera entrar e nota-se claramente a ausência de um enfoque para os saberes da prática e para o exercício da docência. A análise dos currículos possibilitou a quebra do paradigma de que apenas docentes que possuem escolhas formativas na área de educação possuem práticas pedagógicas exitosas. Por fim, as entrevistas possibilitaram analisar as concepções pedagógicas dos docentes e como esses viam as questões dos saberes necessários à docência e quais as causas que justificam para altos índices de reprovação nos primeiros semestres do curso. Concluímos que as práticas pedagógicas dos docentes exitosos estão construídas a partir de metodologias diferenciadas e avaliações processuais. | pt_BR |
dc.format.extent | 115p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Docentes exitosos: uma análise sobre a prática docente no curso de Física Licenciatura da UFPE-CAA. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1459631464734225 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present paper seeks to answer the following research: What makes successful teachers not developing their professional action? The emphasis of this work rests on an investigation of the pedagogical practices developed in teacher training courses, specifically in the field of teaching knowledge with learning in the evaluation of learning, without a Licentiate Physics course, developed in the Center for Teacher Training, at the Academic Center of the Agreste. A study of this nature is justified by questioning the high rate of disapproval and avoidance of students of the two semesters of Physics Undergraduate course. In addition, the results of researches, since the 1990s (Zeichner and Gore in the United States and Camargo apud Fiorentini (2005) in Brazil), which point out that as specific disciplines they influence more in the practice of the future Didactic-pedagogical disciplines , Because as specific disciplines influence the internal procedures of students during the previous process of schooling. A survey was carried out on a topic of evasion and reuse related to the teaching knowledge without undergraduate Physics course in dissertation and scientific theses and dissertation banks. There was no map to follow the results of disapproval / approval. Such a map was prepared and analyzed in the present work for the general public, the documents are published for conducting research surveys on knowledge teachers with knowledge and lessons of practice, analyzing how successful pedagogical practices recognized by the documents. Successful teachers are those who develop their reflexive training practice and achieve low failure rates. For such bearings as a criterion of choice of doctors, those who had a stability of three years or more of teaching without a course, with a base without a professional cycle of Hubermann and analyze lattes curricula, the calls for tenders that allowed a selection and approval Of the Teachers in the course. Semi-structured interviews with some course documents were carried out and all the programs of all the disciplines already taught in the course were analyzed. In this way, we had as general objective to analyze as concepts of successful teachers of Physics Undergraduate course so that the end of research, we could show a construction that help teachers to rethink their pedagogical practices. The obtained results show that the disciplines that do not have a teacher education lack specifications of the instruments and evaluation processes used. In the edicts we analyze the conceptions about the professional that is expected to enter and it is clear clearly the absence of a focus for the knowledge of the practice and for the exercise of teaching. The analysis of the curricula made it possible to break the paradigm that only teachers who choose formative choices in the area of education and successful pedagogical practices. Finally, as interviews, it was possible to analyze how teachers' pedagogical conceptions and how they saw how the questions of knowledge are necessary to justify the high failure rates in the semesters of the course. We conclude that the pedagogical practices of teachers are successfully constructed from differentiated methodologies and procedural analyzes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Manoel Felix Pessoa dos.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons