Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43431

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGARCEZ, Thalles Vitelli-
dc.contributor.authorCAVALCANTI FILHO, Clovis Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-03-21T14:34:01Z-
dc.date.available2022-03-21T14:34:01Z-
dc.date.issued2020-11-10-
dc.date.submitted2022-03-21-
dc.identifier.citationCAVALCANTI FILHO, Clovis Rodrigues. Framework para gestão de riscos em acidentes de trânsito: estudo de caso em um trecho da BR-232/PE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43431-
dc.description.abstractOs acidentes rodoviários constituem um importante problema de saúde pública e desenvolvimento social, podendo resultar em mortes, ferimentos e várias consequências para as pessoas envolvidas. Há inúmeras ameaças e fatores de risco que podem desencadear na ocorrência de acidentes, variando de acordo com a rodovia, tipo de veículo, traçado da via, tipo de pista, etc. Entender os fatores críticos presentes nos acidentes pode contribuir de forma significativa para se intervir no fenômeno analisado, onde abordagens preventivas e mitigatórias podem ser utilizadas para amenizar os impactos causados pelos acidentes. Diante dessa problemática, este trabalho objetiva desenvolver um framework para elencar as principais etapas necessárias para se analisar e tratar os riscos de acidentes de trânsito em rodovias, através da utilização das ferramentas de gestão de risco, tais como, diagrama Bow-Tie, LOPA e Matriz de Risco. Para tanto, um estudo de caso foi desenvolvido para validar o framework e avaliar os riscos presentes nos acidentes de trânsito registrados em um trecho crítico da BR-232/PE, rodovia esta que apresenta grande quantidade de acidentes e o maior número de óbitos dentre as rodovias do estado. Como resultado obtido, gerou-se um esquema visual das principais ameaças, consequências e medidas de segurança utilizadas para conter o risco de acidentes de trânsito, onde todas as causas e consequências do evento principal foram conhecidas, e as medidas de segurança a serem adotadas e controladas puderam ser identificadas para manter os níveis de risco em padrões toleráveis. Portanto, os resultados obtidos com a utilização do framework podem contribuir para eventuais decisões que busquem reduzir os riscos de acidentes.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectAnálise de riscospt_BR
dc.subjectRodovias - Medidas de segurançapt_BR
dc.titleFramework para gestão de riscos em acidentes de trânsito: estudo de caso em um trecho da BR-232/PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0503186840251801pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1830132039422949pt_BR
dc.description.abstractxRoad accidents are an important public health and social development problem, which can result in deaths, injuries, and various consequences for the people involved. There are numerous threats and risk factors that can trigger accidents, varying according to the road, type of vehicle, the layout of the road, type of lane, etc. Understanding these critical factors present in accidents can contribute significantly to intervene in the analyzed phenomenon, where preventive and mitigating approaches can be used to mitigate the impacts caused by accidents. In view of this problem, the objective of this work was to develop a framework to list the main steps required to analyze and treat road traffic accidents risk, using the risk management tools, such as the Bow-Tie diagram, the LOPA, and the Risk matrix. To this end, a case study was developed to validate the framework and assess the risks present in traffic accidents registered in a critical section of BR-232/PE road. As a result, a visual scheme of the main threats, consequences, and safety measures used to contain the risk of traffic accidents was generated, where all the causes and consequences of the main event were known/considered, and the safety measures to be adopted and controlled could be identified to maintain risk levels within tolerable standards. Therefore, the results obtained with the use of the framework can contribute to eventual decisions that seek to reduce the risk of traffic accidents.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAVALCANTI FILHO, Clovis Rodrigues.pdf2,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons