Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43415
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MATOS, Junot Cornélio | - |
dc.contributor.author | MACÊDO, Francisco Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T18:40:15Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T18:40:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
dc.identifier.citation | MACÊDO, Francisco Rodrigues de. A vontade de poder como inspiração para o ensino de Filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43415 | - |
dc.description.abstract | Atuando na docência, somos convidados a pensar e repensar a nossa prática de ensino. Neste trabalho nos propomos a refletir sobre a nossa atuação como docente em filosofia e, para tanto, utilizamo-nos do pensamento nietzschiano, mais especificamente as considerações acerca da Vontade de Poder, como fonte de inspiração. Não tomamos a filosofia de Nietzsche como um manual sobre pedagogia ou educação, mas assumimos que, nela encontramos ricas provocações que nos interpelam a uma presença da filosofia que possibilite as falas da vida. Dividimos esta dissertação em três capítulos; no primeiro trabalhamos especificamente a Vontade de Poder, para tanto utilizaremos as principais obras de Nietzsche. No segundo capítulo focamos estabelecer um diálogo entre a filosofia nietzschiana e as reflexões acerca do ambiente escolar e da presença da filosofia em sala de aula. Neste capítulo, além de Nietzsche também nos referenciamos nas indagações sobre a escola, presente no livro Em Defesa Da Escola de Jean Masscheleyn. No terceiro capítulo trouxemos à tona a nossa prática de intervenção, item exigido pelo nosso programa de mestrado. A partir dos resultados obtidos buscamos pensar a escola e a atuação e ainda, o que podemos construir e reconstruir, para configurar a presença de uma filosofia que auxilie os estudantes na construção dos seus questionamentos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | A vontade de poder como inspiração para o ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3744403796502235 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4627841295680114 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Acting in teaching we are invited to consider and reconsider our teaching practice. In this work we intend to think about our acting as philosophy teacher and, to do so, we utilize the thought of Nietzsche, more specifically the considerations about the will of power, as a source of inspiration. We do not take Nietzsche's philosophy as a manual on pedagogy or education, but we assume that in it we find riches ideas that interpellate us to a presence of the philosophy that makes possible the life speeches. We divided this dissertation into three chapters; in the first one we work specifically the will of power, and to do so we are going to use Nietzsche's main works. In the second chapter we focus on stablishing a dialogue between Nietzsche's philosophy and the thoughts about the educational environment and the presence of philosophy in the classroom. In this chapter, besides Nietzsche we also refer the questions concerning the school, which are found in the book in defense of the school from Jean Masscheleyn. In the third chapter we brought up our practice of intervention, an item requested by our master's degree program. From the achieved results we have looked for thinking the school and the acting and still, what we could build and rebuild, in order to configure the presence of a philosophy that helps the students to build their questions. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Francisco Rodrigues de Macedo.pdf | 777,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons