Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43381

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorBARBOSA, Dayane Dias-
dc.date.accessioned2022-03-15T19:34:28Z-
dc.date.available2022-03-15T19:34:28Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.date.submitted2022-03-15-
dc.identifier.citationBARBOSA, Dayane Dias. As políticas públicas educacionais para a educação escolar quilombola na comunidade Sítio Barro Vermelho- São Caetano/PE: por uma educação diferenciada. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43381-
dc.description.abstractEste trabalho é fruto de uma pesquisa que tem como foco as políticas públicas educacionais para a Educação Escolar Quilombola no município de São Caetano/PE. O objetivo geral da referida pesquisa é analisar de que forma as políticas públicas educacionais implementadas na escola quilombola da comunidade Sítio Barro Vermelho, no munícipio de São Caetano/PE, contribuem para o fortalecimento da Educação Escolar Quilombola. Como objetivos específicos, temos: 1) levantar as políticas públicas educacionais no âmbito nacional e municipal implementadas para as escolas quilombolas; 2) descrever as políticas públicas educacionais, indicando a participação da comunidade nas proposições desenvolvidas. 3) verificar ações desenvolvidas pela gestão escolar e docentes na perspectiva da Educação Escolar Quilombola. Para essa finalidade, buscamos nos abarcar em autores que discutem as categorias: quilombo, Educação Escolar Quilombola e políticas públicas educacionais. A pesquisa é de caráter qualitativo, documental e de campo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e a Análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2011), para análise dos dados. Diante dos resultados, concluímos que as políticas públicas educacionais implementadas na escola quilombola da comunidade Sítio Barro Vermelho não contribuem para uma educação diferenciada. Esta constatação se observa a partir da ausência de proposições para o atendimento às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola: há ausência de formação específica de professores, de um projeto político pedagógico e currículo específicos para a escola. Entretanto, mesmo sem a presença da secretaria de educação, há um esforço dos docentes em materializar ações e projetos que possibilitem um fazer educativo na perspectiva da Educação Escolar Quilombola. Sobre a participação da comunidade quilombola, essa ocorre por meio da participação em eventos pontuais de comemorações de datas específicas ou em outras ocasiões.pt_BR
dc.format.extent87p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectQuilombolas - Estudo e ensino - Programa de atividadespt_BR
dc.subjectComunidades de escravos fugitivos - Educaçãopt_BR
dc.subjectQuilombospt_BR
dc.titleAs políticas públicas educacionais para a educação escolar quilombola na comunidade Sítio Barro Vermelho- São Caetano/PE: por uma educação diferenciada.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0530649585417641pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.description.abstractxThis work is the result of a research that focuses on public educational policies for Quilombola School Education in the municipality of São Caetano/PE. The general objective of this research is to analyze how the educational public policies implemented in the quilombo school of the Sítio Barro Vermelho community, in São Caetano, contribute to the strengthening of Quilombola School Education. As specific objectives, we have: 1) to raise public educational policies implemented for quilombola schools; 2) to describe public educational policies, indicating community participation in the proposals developed. 3) to verify actions developed by school management and teachers from the perspective of Quilombola School Education. For this purpose, we seek to encompass authors who discuss the categories: quilombo, quilombola school education and educational public policies. The research has a qualitative, documentary and field nature. As a data collection instrument, were used semi-structured interviews and Content Analysis, based on Bardin (2011), for data analysis. In view of the results, we conclude that the public educational policies implemented in the quilombo school of the Sítio Barro Vermelho community do not contribute to a differentiated education. This was observed from the absence of proposals to meet the requirements of the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education: there is an absence of specific teacher training, of a specific pedagogical political project and curriculum for the school. However, even without the presence of the education department, there is an effort by teachers to materialize specific actions and projects that enable an educational activity in the perspective of quilombola school education. Regarding the participation of the quilombola community, this occurs through participation in specific events to celebrate specific dates or on other occasions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BARBOSA, Dayane Dias.pdf1,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons