Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43377

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Erinaldo Alves do-
dc.contributor.authorGOMES, Geane Angélica Barreto-
dc.date.accessioned2022-03-15T19:05:31Z-
dc.date.available2022-03-15T19:05:31Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.citationGOMES, Geane Angélica Barreto. Pelos poderes de Grayskull: desenhos animados no ensino de Artes em Santa Rita/PB. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43377-
dc.description.abstractEsta pesquisa é motivada pelo interesse nos desenhos animados, que fazem parte do cotidiano de muitas crianças, bem como da necessidade de conhecer a relação que estudantes e professores de Artes, da cidade de Santa Rita/Paraíba (PB), mantêm com esse tipo de produção. O referencial teórico que norteou a investigação está pautado, principalmente, em autores da Cultura Visual e Animação. Possui natureza qualitativa, que traz aspectos quantitativos. Utiliza os seguintes procedimentos metodológicos: análises bibliográficas, questionários, entrevistas e grupo focal. O objetivo principal foi investigar como professores e estudantes da rede de ensino municipal de Santa Rita/PB se relacionam com esse tipo de produção midiática. Para tanto, realizou-se inicialmente um mapeamento do ensino de Artes nas escolas que atendem aos anos finais na zona urbana desse município. Em seguida, por intermédio de questionários, traçou-se os perfis dos professores de Artes e de alunos de turmas de 7o ano, com o intuito de conhecer aspectos relevantes do ensino-aprendizagem em Artes Visuais na região citada e averiguar as preferências dos grupos sobre os desenhos mais assistidos. O grupo focal de estudantes considerou tais preferências e discutiu sobre as mensagens/significados veiculadas nessas produções. Os resultados apontam que, embora os desenhos animados se façam presentes na vida dos professores, não é comum a abordagem desse tema nas aulas de Artes. Além disso, percebe-se que os estudantes conseguem compreender as mensagens veiculadas nas produções, mas requerem um ambiente mais favorável ao exercício da consciência crítica, que situe o desenho animado como ferramenta de aproximação entre seus cotidianos e a grade curricular. Por fim, o estudo sinaliza para a possibilidade de intervenções, tais como as que ocorreram no grupo focal, para que essa aproximação, proposta pela abordagem da Cultura Visual seja realmente efetivada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino das Artes Visuaispt_BR
dc.subjectDesenhos animadospt_BR
dc.subjectEnsino de Artespt_BR
dc.subjectCultura Visualpt_BR
dc.titlePelos poderes de Grayskull: desenhos animados no ensino de Artes em Santa Rita/PBpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5637973334153960pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2103390465181094pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThis research is motivated by the interest in cartoons, which are part of the daily lives of many children, as well as the need to know the relationship that students and teachers of Arts, in the city of Santa Rita/Paraíba (PB), maintain with this type of production. The theoretical framework that guided the investigation is based mainly on authors from Visual Culture and Animation. It has a qualitative nature, which brings quantitative aspects. Use the following methodological procedures: bibliographic analysis, questionnaires, interviews and focus group. The main objective was to investigate how teachers and students from the Santa Rita/PB municipal education network relate to this type of media production. To achieve this objective, a mapping of Arts education was initially carried out in schools that serve the final years in the urban area of that municipality. Then, through questionnaires, the profiles of Arts teachers and students of 7th grade classes were drawn up, in order to learn about relevant aspects of teaching and learning in Visual Arts in the aforementioned region and to investigate the preferences of groups about the most watched drawings. The focus group of students considered these preferences and discussed the messages / meanings conveyed in these productions. The results show that, although cartoons are present in the lives of teachers, it is not common to approach this theme in Arts classes. In addition, it is clear that students are able to understand the messages conveyed in the productions, but they require a more favorable environment for the exercise of critical awareness, which places the cartoon as a tool to bring their daily lives closer to the curriculum. Finally, the study points to the possibility of interventions, such as those that occurred in the focus group, so that this approach, proposed by the Visual Culture approach, is actually carried out.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Geane Angélica Barreto Gomes.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons