Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43373
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Mikaely Jéssica da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-15T15:39:10Z | - |
dc.date.available | 2022-03-15T15:39:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mikaely Jéssica da. Pseudo-História na Ciência: a visão do aluno acerca de episódios históricos presentes no ensino de Física. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43373 | - |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa foi analisada a visão de alunos acerca de alguns episódios históricos comuns de serem apresentados na disciplina de Física. O primeiro episódio relata quando Arquimedes, enquanto tomava banho, encontrou o meio de determinar o peso específico dos corpos e consagrou tal descoberta com o seu famoso "Heureca!"; o segundo trás a informação que Thomas Edison foi o inventor da lâmpada incandescente; o terceiro relata quando Galileu subiu na Torre de Pisa sob os olhares de muitos, para realizar o experimento da queda dos corpos, a fim de provar que dois corpos de pesos diferentes ao serem lançados chegariam ao mesmo tempo no solo; o quarto e último trás o relato de que Newton teria descoberto a lei da gravitação universal quando uma maçã caiu em sua cabeça. As análises e interpretações foram feitas a partir de um questionário on-line com alunos dos primeiros períodos do curso de licenciatura em Física, licenciatura em Química e licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste. Com essa análise, foi possível observar a forte influência no aprendizado que essas pseudo-histórias causam, e se não forem trabalhadas de uma forma adequada, acabam causando outra visão na história da ciência, deixando encoberto toda uma trajetória científica e dando lugar a descobertas feitas ao acaso. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - História | pt_BR |
dc.subject | Pseudociência – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Ensino reflexivo | pt_BR |
dc.title | Pseudo-História na Ciência: a visão do aluno acerca de episódios históricos presentes no ensino de Física. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8794967471144306 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this research, the view of students about some common historical episodes to be presented in the discipline of Physics was analyzed. The first episode relates when Archimedes, while taking a bath, found a way to determine the specific weight of the bodies and consecrated this discovery with his famous "Heureka!"; the second brings the information that Thomas Edison was the inventor of the incandescent light bulb; the third relates when Galileo climbed the Tower of Pisa under the eyes of many, to carry out the falling bodies experiment, in order to prove that two bodies of different weight when thrown would reach the ground at the same time; the fourth and last brings the report that Newton would have discovered the law of universal gravitation when an apple fell on his head. The analyzes and interpretations were made from an online questionnaire with students from the first periods of the Physics Degree course, Chemistry Degree and Mathematics Degree at the Federal University of Pernambuco - Agreste Academic Center. With this analysis, it was possible to observe the strong influence on learning that these pseudo-stories cause, and if they are not worked properly, they end up causing another view in the history of science, hiding a whole scientific trajectory and giving way to discoveries made at random. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Mikaely Jéssica da.pdf | 401,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons