Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43370
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VALDÉS RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Wellerson da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-15T15:07:06Z | - |
dc.date.available | 2022-03-15T15:07:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Wellerson da. Objeto educacional para ensino de colisões elásticas bidimensionais de discos em superfície lisa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43370 | - |
dc.description.abstract | O trabalho apresenta um objeto educacional para ensino de colisões elásticas arbitrárias entre discos semelhantes numa superfície lisa. O objeto consiste numa mesa de colisões no estilo Air Hockey e um simulador de colisões desenvolvido na linguagem Python. A mesa pode ser utilizada junto ao software Tracker para estudo de colisões reais numa situação de discos semelhantes e leves numa superfície de baixo atrito enquanto o programa Python pode ser utilizado para simular colisões de discos ideais em superfícies ideais ou em condições controladas. Em nosso trabalho “colisão arbitrária” significa que os discos colidem com velocidades iniciais em qualquer direção e sentido em relação ao sistema de coordenadas do experimento. Este tipo de colisão não se encontra normalmente em livros didáticos de ensino médio ou superior. No trabalho também comparamos algumas colisões específicas feitas na mesa de flutuação com colisões semelhantes no simulador computacional. Os resultados apresentam uma margem de divergência que consideramos aceitável dentro das condições do experimento e damos algumas sugestões de como diminuir essa margem. O trabalho sugere como perspectiva futura construir uma sequência didática baseada no ensino por projetos ou por investigação que inclua este objeto educacional para ensino de colisões no ensino médio ou superior. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Colisões (Física) | pt_BR |
dc.subject | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Python (Linguagem de programação de computador) | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.title | Objeto educacional para ensino de colisões elásticas bidimensionais de discos em superfície lisa. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2915226603428219 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5448156334710151 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work presents an educational object for teaching arbitrary elastic collisions between similar disks on a smooth surface. The object consists of a collision table in the Air Hockey style and a collision simulator developed in the Python language. The table can be used in conjunction with the Tracker software to study real collisions in a situation of similar, lightweight disks on a low-friction surface while the Python program can be used to simulate ideal disk collisions on ideal surfaces or under controlled conditions. In our work “arbitrary collision” means that the disks collide at initial speeds in any direction and direction in relation to the experiment's coordinate system. This type of collision is not normally found in high school or undergraduate textbooks. In the work we also compared some specific collisions made on the float table with similar collisions in the computer simulator. The results present a margin of divergence that we consider acceptable under the conditions of the experiment and we give some suggestions on how to decrease this margin. The work suggests as a future perspective to build a didactic sequence based on teaching by projects or by research that includes this educational object for teaching collisions in high school or undergraduate school. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, José Wellerson da.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons