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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43365
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés | - |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Igor Macêdo | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-15T13:03:01Z | - |
dc.date.available | 2022-03-15T13:03:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-14 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Igor Macêdo. Step como recurso didático: uma experiência no ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43365 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho consistiu na realização de uma experiência de campo com dois professores de física do ensino médio da EREM Agamenon Magalhães localizada no município de São Caetano – PE. Desenvolvemos e aplicamos em sala de aula atividades didáticas com o auxílio do software educativo STEP disponível nos projetores do programa governamental Projetor ProInfo da escola. Nossa pretensão era identificar as possibilidades de inserção do software STEP à prática docente dos professores de física da escola bem como a relevância do recurso para o ensino de física. As atividades foram aplicadas nas turmas do 1º ano E, do 2º ano A e do 3º ano E. Para atingir nossos objetivos, foram feitas observações ao longo das aulas dos professores utilizando o STEP e registros em caderno de campo, também aplicamos questionários com um dos docentes. Após as análises dos registros do caderno de campo e dos questionários concluímos que foi possível inserir o uso do STEP à metodologia usual dos professores e que o software contribui para o ensino/aprendizagem de física dos alunos. Contudo, identificamos algumas limitações do recurso com relação a conteúdos específicos e, também, podemos verificar de perto dificuldades inerentes ao ensino básico que atrapalham a inserção de novas metodologias para o ensino de física a partir da utilização de softwares e tecnologias digitais. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Step como recurso didático: uma experiência no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4253574469931673 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5448156334710151 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work consisted in the realization of a field experience with two high school physics teachers of EREM Agamenon Magalhães located in the municipality of São Caetano - PE. We developed and implemented didactic activities in the classroom with the help of STEP educational software available on the projectors of the school's ProInfo ProInfo program. Our intention was to identify the possibilities of insertion of the STEP software to the teaching practice of the teachers of physics of the school as well as the relevance of the resource for the teaching of physics. The activities were applied in the classes of the first year E, the second year A and the third year E. In order to achieve our objectives, observations were made throughout the teachers' classes using STEP and records in the field notebook, we also applied questionnaires with a the of teachers. After analyzing the records of the field book and the questionnaires we concluded that it was possible to insert the use of STEP to the usual methodology of the teachers and that the software contributes to the teaching / learning of the students' physics. However, we identified some limitations of the resource in relation to specific contents, and we can also verify closely the difficulties inherent in basic education that hinder the insertion of new methodologies for teaching physics from the use of digital software and technologies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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GONÇALVES, Igor Macedo.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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