Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43361
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jônatas Oliveira Machado da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-15T13:01:01Z | - |
dc.date.available | 2022-03-15T13:01:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jônatas Oliveira Machado da. A importância do desenho no ensino de Física: investigando a influência dos desenhos, como uns dos atuadores na memória e aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43361 | - |
dc.description.abstract | Este estudo visa apresentar o desenho como recurso pedagógico, abordado no conteúdo de quantidade de movimento, sendo um auxiliador na aprendizagem no ensino da física educacional. O presente estudo, tem por objetivo investigar as possibilidades de utilização dos desenhos no ensino de física, como uma ferramenta metodológica utilizada em sala de aula pelo professor, com a finalidade intencional, de aprimorar a aprendizagem no assunto de momento linear. O estudo foi realizado com base na análise de desenhos, por meio do questionário com perguntas abertas e fechadas e, pelo exame de avaliação, ambos aplicados na turma do 1° ano do ensino Médio no ETE – Célia Souza Leão Arrais de Alencar, localizada na cidade de Bonito, PE. Assim, a abordagem metodológica foi feita a partir de pressupostos teóricos, embasado através do questionário. Os desenhos criados pelos os alunos, somado ao exame avaliativo resultou de forma positiva, evidenciando a importância da memorização, por meio de desenhos no ensino da física. Para tanto, estudos prospectivos adicionais, tornam-se necessários para o melhor esclarecimento dessa associação. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Memorização | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.title | A importância do desenho no ensino de Física: investigando a influência dos desenhos, como uns dos atuadores na memória e aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, José Renato dos Santos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1678513430483920 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to present drawing as a pedagogical resource, addressed in the content of the amount of movement, being an aid in learning in the teaching of educational physics. The present study aims to investigate the possibility of using drawings in the teaching of physics, a methodological tool used in the classroom by the teacher, with the intentional purpose of improving learning on the subject of linear moment. The study was carried out based on the analysis of drawings, through the questionnaire with open and closed questions and, through the evaluation exam, both applied to the class of the 1st year of high school at ETE - Célia Souza Leão Arrais de Alencar, located at Bonito-PE. Thus, the methodological approach was made based on theoretical assumptions, based on the questionnaire. The drawings created by the students, added to the evaluation exam, resulted in a positive way, showing the importance of memorization, through drawings in the teaching of physics. Therefore, additional prospective studies are necessary to better clarify this association. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9985062488639467 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jônatas Oliveira Machado da.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons