Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43347
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | AMARO, Thiago Edvaldo | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T17:53:38Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T17:53:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-14 | - |
dc.identifier.citation | AMARO, Thiago Edvaldo. Os impactos causados pela pandemia no ensino de Ciências em uma Escola Pública de Cumaru-PE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43347 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar como as aulas de forma remota tem impactado o ensino e a aprendizagem de ciências nas turmas dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Cumaru-PE. Como base teórica para esta pesquisa utilizamos a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Esta pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram doze alunos do ensino fundamental – anos finais de uma escola pública da cidade de Cumaru-PE e quatro professores da disciplina de ciências. Como procedimento metodológico utilizamos a aplicação de dois questionários, do aluno e do professor. Na análise e discussão dos resultados verificamos que os alunos apresentaram dificuldades na adaptação das aulas sem a presença física do professor, e assim identificamos indícios de falta de planejamento por parte da escola no suporte ao ensino remoto. Neste sentido, destacamos que foram encontrados mais indícios de aprendizagem mecânica, o que não quer dizer que não houve a aprendizagem significativa, mas que não identificamos indícios claros nas respostas dos questionários de alunos e professores com base na teoria de Ausubel. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências - Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Os impactos causados pela pandemia no ensino de Ciências em uma Escola Pública de Cumaru-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research work aimed to investigate how classes remotely have impacted the teaching and learning of science in the classes of the final years of elementary school in a public school in the city of Cumaru-PE. As a theoretical basis for this research we use David Ausubel's theory of Significant Learning. This research is part of a qualitative approach, characterized as a case study. The research participants were twelve elementary school students - final years of a public school in the city of Cumaru-PE and four teachers in the science discipline. As a methodological procedure, we used the application of two questionnaires, the student and the teacher. In the analysis and discussion of the results, we found that the students had difficulties in adapting the classes without the physical presence of the teacher, and thus we identified signs of lack of planning on the part of the school in support of remote teaching. In this sense, we highlight that more evidence of mechanical learning was found, which does not mean that there was no significant learning, but that we did not identify clear evidence in the responses of the questionnaires of students and teachers based on the theory of Ausubel. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMARO, Thiago Edvaldo.pdf | 886,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons