Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43346

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA JÚNIOR, José Afonso da-
dc.contributor.authorSILVA, Mônica Ester da-
dc.date.accessioned2022-03-14T17:51:22Z-
dc.date.available2022-03-14T17:51:22Z-
dc.date.issued2020-09-08-
dc.identifier.citationSILVA, Mônica Ester da. O caso Vivian Maier: enfoques sobre identidade autoral e legitimação póstuma. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43346-
dc.description.abstractEsta pesquisa debruça-se sobre a recente descoberta dos negativos de Vivian Maier e sua póstuma ascensão e legitimação pública. Encontrado por acaso em uma leiloeira de Chicago, o imenso arquivo fotográfico de Maier foi completamente disperso e reapropriado, sendo mais tarde compartilhado online por um dos colecionadores que adquiriram o material. Logo as imagens atraíram atenção e lograram fama, fazendo com que Maier fosse rapidamente legitimada como um ícone da fotografia documental. A relevância dessa descoberta é óbvia; entretanto, por tratar-se de uma consagração que ocorrera em caráter póstumo, algumas questões tornam-se substanciais: Maier não se proclamou como uma artista e nunca publicou ou vendeu suas fotografias antes, o que nos induz a questionar sua identidade autoral e a subsequente legitimação artística de seu legado fotográfico. Em decorrência dessas singularidades, percorremos o curso de sua escalada destacando os enfoques discursivos e comunicacionais que moldam seu personagem público e ratificam o valor de sua herança fotográfica, utilizando como alicerce a completa incursão biográfica de Maier publicada por Pamela Bannos, os estudos sobre autoria e obra discorridos por Michel Foucault e as observações de Clarissa Diniz a respeito das dinâmicas legitimadoras que movimentam as engrenagens do sistema de arte, o que nos conduziu a uma observação mais diligente das narrativas que habitam no cerne do caso Vivian Maier e dos processos que comunicam sua acolhida pública como um todo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVivian Maierpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectLegitimação artísticapt_BR
dc.titleO caso Vivian Maier : enfoques sobre identidade autoral e legitimação póstumapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4083375471285531pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2687254184338962pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research looks at the recent discovery of Vivian Maier's negatives and his posthumous rise and public legitimation. Found by chance in a Chicago auction house, Maier's immense photographic archive was completely dispersed and re-appropriated, and was later shared online by one of the collectors who purchased the material. Soon the images attracted attention and achieved fame, causing Maier to be quickly legitimized as an icon of documentary photography. The relevance of this discovery is obvious; however, since it is a consecration that had occurred posthumously, some questions become substantial: Maier did not proclaim herself as an artist and never published or sold her photographs before, which leads us to question her authorial identity and the subsequent artistic legitimation of his photographic legacy. As a result of these singularities, we followed the course of his climb highlighting the discursive and communicational approaches that shape his public character and ratify the value of his photographic heritage, using as a foundation the complete biographical incursion of Maier published by Pamela Bannos, the studies on authorship and work discussed by Michel Foucault and Clarissa Diniz's observations about the legitimating dynamics that move the gears of the art system, which led us to a more diligent observation of the narratives that inhabit the core of the Vivian Maier case and the methods that communicate her public reception as a whole.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mônica Ester da Silva.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons