Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43346
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA JÚNIOR, José Afonso da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Mônica Ester da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T17:51:22Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T17:51:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mônica Ester da. O caso Vivian Maier: enfoques sobre identidade autoral e legitimação póstuma. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43346 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa debruça-se sobre a recente descoberta dos negativos de Vivian Maier e sua póstuma ascensão e legitimação pública. Encontrado por acaso em uma leiloeira de Chicago, o imenso arquivo fotográfico de Maier foi completamente disperso e reapropriado, sendo mais tarde compartilhado online por um dos colecionadores que adquiriram o material. Logo as imagens atraíram atenção e lograram fama, fazendo com que Maier fosse rapidamente legitimada como um ícone da fotografia documental. A relevância dessa descoberta é óbvia; entretanto, por tratar-se de uma consagração que ocorrera em caráter póstumo, algumas questões tornam-se substanciais: Maier não se proclamou como uma artista e nunca publicou ou vendeu suas fotografias antes, o que nos induz a questionar sua identidade autoral e a subsequente legitimação artística de seu legado fotográfico. Em decorrência dessas singularidades, percorremos o curso de sua escalada destacando os enfoques discursivos e comunicacionais que moldam seu personagem público e ratificam o valor de sua herança fotográfica, utilizando como alicerce a completa incursão biográfica de Maier publicada por Pamela Bannos, os estudos sobre autoria e obra discorridos por Michel Foucault e as observações de Clarissa Diniz a respeito das dinâmicas legitimadoras que movimentam as engrenagens do sistema de arte, o que nos conduziu a uma observação mais diligente das narrativas que habitam no cerne do caso Vivian Maier e dos processos que comunicam sua acolhida pública como um todo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vivian Maier | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Legitimação artística | pt_BR |
dc.title | O caso Vivian Maier : enfoques sobre identidade autoral e legitimação póstuma | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4083375471285531 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2687254184338962 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research looks at the recent discovery of Vivian Maier's negatives and his posthumous rise and public legitimation. Found by chance in a Chicago auction house, Maier's immense photographic archive was completely dispersed and re-appropriated, and was later shared online by one of the collectors who purchased the material. Soon the images attracted attention and achieved fame, causing Maier to be quickly legitimized as an icon of documentary photography. The relevance of this discovery is obvious; however, since it is a consecration that had occurred posthumously, some questions become substantial: Maier did not proclaim herself as an artist and never published or sold her photographs before, which leads us to question her authorial identity and the subsequent artistic legitimation of his photographic legacy. As a result of these singularities, we followed the course of his climb highlighting the discursive and communicational approaches that shape his public character and ratify the value of his photographic heritage, using as a foundation the complete biographical incursion of Maier published by Pamela Bannos, the studies on authorship and work discussed by Michel Foucault and Clarissa Diniz's observations about the legitimating dynamics that move the gears of the art system, which led us to a more diligent observation of the narratives that inhabit the core of the Vivian Maier case and the methods that communicate her public reception as a whole. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mônica Ester da Silva.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons