Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43303

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorANGELOS, Antoniel Gomes dos-
dc.date.accessioned2022-03-10T18:21:32Z-
dc.date.available2022-03-10T18:21:32Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.date.submitted2022-03-09-
dc.identifier.citationANGELOS, Antoniel Gomes dos. Produção de queijos-uma temática para o ensino de química no Agreste Pernambucano através de uma sequência didática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43303-
dc.description.abstractDurante a vida escolar, o estudante enfrenta dificuldade na apropriação dos conhecimentos, especialmente na área das ciências da natureza, o que pode estar associado à forma como os conteúdos são abordados em sala. Porém, vale salientar que essa realidade pode ser modificada através do empenho dos professores, quando buscam estratégias que ajudem na produção do conhecimento. Uma das estratégias para tal fim é a sequência didática contextualizada, que permite ao professor auxiliar o estudante a significar os conceitos científicos que estão presentes em seu dia-a-dia, associando-os com o conteúdo que é visto em sala de aula. Ao usar experimentos contextualizados, abordando a cultura da região, o docente torna a ação ainda mais fascinante e motivadora, pois possibilita a emergência dos conteúdos de um contexto presente no dia a dia dos estudantes. Pensando nessas alternativas esta pesquisa tenta mostrar a importância da contextualização e experimentação em uma sequência didática, utilizando-a como estratégia de ensino, a partir da cultura de produção de queijo da cidade de Cachoeirinha/PE, tendo como objetivo a compreensão da reação de desnaturação proteica. A sequência didática elaborada aqui apresenta quatro etapas. Na primeira está à apresentação do projeto com suas especificidades e a aplicação do pré-questionário, na qual se espera que os estudantes percebam que o tema abordado faz parte da sua cultura, e que sejam capazes de socializar seus conhecimentos prévios sobre a produção de queijo coalho; na segunda etapa a proposta envolve uma excursão a uma fábrica de queijo, possibilitando aos estudantes visualizarem e refletirem acerca do processo de produção, relacionando este com a reação de desnaturação proteica; na terceira etapa traz uma proposta para que os estudantes realizem um experimento de produção de queijo, mobilizando conceitos e procedimentos, permitindo um aprofundamento nas reflexões a partir das discussões promovidas pelo docente, e assim possibilitando aos estudantes relacionar o experimento à reação de desnaturação proteica e aos conteúdos procedimentais entendendo quais são as substâncias envolvidas nesta reação e as diferenças entre este processo artesanal e o da fábrica; na quarta etapa será aplicado o pós-questionário com a apresentação do relatório sobre o experimento e uma pesquisa sobre outras reações presentes na produção de alimentos. Na etapa final espera-se auxiliar os estudantes na sistematização de entendimentos quanto a significação de conceitos, a compreensão de procedimentos e a explicação dos fenômenos a nível atômico-molecular, refletindo sobre as transformações ocorridas nos procedimentos artesanal e industrial, dando a estes novos significados.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectQueijo – Fabricaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titleProdução de queijos-uma temática para o ensino de química no Agreste Pernambucano através de uma sequência didática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1364239066062468pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.description.abstractxIn school, students face difficulties in appropriating knowledge, especially in the area of natural sciences, which may be associated with the way the contents are approached in the classroom. However, it is worth noting that this reality can be changed through the efforts of teachers, when they seek strategies that help in the production of knowledge. One of the strategies for this purpose is the contextualized didactic sequence, which allows the teacher to help the student to signify the scientific concepts that are present in their daily lives, associating them with the content that is seen in the classroom. By using contextualized experiments, approaching the culture of the region, the teacher makes the action even more fascinating and motivating, as it enables the emergence of contents from a context present in the daily lives of students. Thinking about these alternatives, this research tries to show the importance of contextualization and experimentation in a didactic sequence, using it as a teaching strategy, from the cheese production culture in the city of Cachoeirinha/PE, aiming to understand the denaturation reaction protein. The didactic sequence elaborated here has four steps. The first is the presentation of the project with its specificities and the application of the pre-questionnaire, in which students are expected to realize that the topic addressed is part of their culture, and to be able to socialize their previous knowledge about cheese production. rennet; in the second stage, the proposal involves an excursion to a cheese factory, enabling students to visualize and reflect on the production process, relating this to the protein denaturation reaction; in the third stage, it brings a proposal for students to carry out a cheese production experiment, mobilizing concepts and procedures, allowing deeper reflections from the discussions promoted by the teacher, and thus enabling students to relate the experiment to the reaction of protein denaturation and the procedural contents, understanding which substances are involved in this reaction and the differences between this artisanal process and that of the factory; in the fourth stage, the post-questionnaire is applied with the presentation of the report on the experiment and a survey on other reactions present in food production. In the final step, we really expect to help students in the act of systematizing understandings regarding meaning of concepts, understanding of procedures and the explanation of phenomena at the atomic-molecular level, reflecting on the transformations that have occurred in artisanal and industrial procedures, giving these new meanings.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELOS, Antoniel Gomes dos.pdf996,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons