Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43293

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorSILVA, Magda Samara Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-03-09T18:43:43Z-
dc.date.available2022-03-09T18:43:43Z-
dc.date.issued2019-01-14-
dc.date.submitted2022-03-09-
dc.identifier.citationSILVA, Magda Samara Ferreira da. O ensino da química orgânica através da abordagem sobre cosméticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43293-
dc.description.abstractOs produtos cosméticos são consumidos diariamente pela sociedade pois ultimamente a indústria cosmética vem tendo um crescimento considerável, visto que esse tema é tão presente na vida da sociedade foi abordado na compreensão no ensino da química orgânica. Esse trabalho de conclusão de curso de graduação química licenciatura, apresentou como analisado, 21 alunos do 3° ano do ensino médio e como eles se apropriam de uma linguagem cientifica com abordagem CTS para o ensino de funções orgânicas com o tema cosméticos, criando uma ligação com a vida cotidiana dos alunos, realizou-se um estudo qualitativo e exploratório em uma escola da rede estadual na cidade de Caruaru onde Foi feito um termo e assentimento a fim de que os alunos conseguissem colaborar na pesquisa. Para contribuição da análise foi disposto uma sequência didática considerando o tema abordado, os dados coletados partiram de áudios-gravações. Considerou-se também a conceituam e a estruturação de ideias a partir de categorias, sendo essas A B e C, onde foi possível analisar cada discurso dos alunos, colocando cada fala de acordo com sua categoria, apesar da maioria dos alunos já dispor de uma compreensão do conteúdo, mostraram uma aprendizagem significativa, pois alcançaram em suas falas preservar suas ideias de acordo com cada categoria, demonstrando habilidades e contextualização, alcançando os objetivos traçados.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleO ensino da química orgânica através da abordagem sobre cosméticos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8500329782416276pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxCosmetic products are consumed daily by society because lately the cosmetic industry has been growing considerably, since this theme is so present in the life of society was approached in the understanding in the teaching of organic chemistry only. This work of completion of undergraduate chemistry undergraduate course, presented as analyzed, 21 students of the 3rd year of high school and how they appropriate a scientific language with CTS approach to teaching organic functions with the theme cosmetics, creating a connection with the daily life of the students, a qualitative and exploratory study was carried out at a state school in the city of Caruaru where a term and assent was made so that the students could collaborate in the research. For the contribution of the analysis was arranged a didactic sequence considering the topic addressed, the data collected from audiorecordings. It was also considered conceptualizing and structuring ideas from categories, such AB and C, where it was possible to analyze each discourse of the students, placing each speech according to its category, although most of the students already have an understanding of the content, showed a significant learning, as they achieved in their lines to preserve their ideas according to each category, demonstrating skills and contextualization, reaching the objectives outlined.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Magda Samara Ferreira da.pdf726,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons