Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43259

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Edson Ednaldo da-
dc.date.accessioned2022-03-08T18:50:43Z-
dc.date.available2022-03-08T18:50:43Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.date.submitted2022-03-08-
dc.identifier.citationSILVA, Edson Ednaldo da. Experimentação investigativa: o ensino de conceitos químicos a partir de estudos de degradação das antocianinas presentes no fruto da Palma de Espinhos (Opuntia dillenii haw). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43259-
dc.description.abstractDiante da escassez do uso de metodologias que valorizem a investigação como ferramenta para o ensino de conceitos químicos, sobretudo nas disciplinas de laboratório, este trabalho apresenta uma análise sobre como um experimento investigativo pode auxiliar na compreensão de determinados conceitos químicos. Para tanto, foi desenvolvido, como objetivo do estudo, um experimento investigativo com base no estudo da degradação das antocianinas, a partir dos extratos do fruto da Palma de Espinhos (Opuntia dillenii haw), procurando avaliar como o experimento pode auxiliar na compreensão dos conceitos relacionados aos processos de degradação de compostos orgânicos. Assim sendo, uma sequência de ensino por investigação foi elaborada e aplicada com três discentes do 9º período do curso de Química – Licenciatura do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados obtidos foram analisados com base nas proposições de Carvalho quanto aos elementos e potencialidades do Ensino por Investigação e nas proposições de Piaget de como ocorre o processo de aprendizagem. Os resultados, apontam para um bom potencial da atividade aplicada, uma vez que, colabora com os conceitos abordados por Piaget. Sendo claro a presença de situações em que são evidentes a manifestação de processos cognitivos, como a assimilação, adaptação e reequilibração. Aliado a isso, a atividade proposta consegue contemplar um grau de liberdade pelo menos igual a três como proposto por Carvalho. O que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades críticas e/ou argumentativas acerca de diversos conceitos, sendo de destaque os conceitos físico-químicos, associados à degradação de compostos orgânicos. No entanto, é necessário ressaltar o cuidado que deve existir por parte do aplicador e/ou uma maior familiaridade do uso de tal metodologia por parte dos participantes; para que, assim, os resultados sejam efetivos.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada na inquiriçãopt_BR
dc.subjectCompostos orgânicospt_BR
dc.subjectAntocianinaspt_BR
dc.titleExperimentação investigativa: o ensino de conceitos químicos a partir de estudos de degradação das antocianinas presentes no fruto da Palma de Espinhos (Opuntia dillenii haw).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1195184415849677pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxIn view of the scarcity of the use of methodologies that value research as a tool for teaching chemical concepts, especially in laboratory disciplines, this work presents an analysis of how an investigative experiment can help in the understanding of certain chemical concepts. To this end, an investigative experiment was developed, based on the study of anthocyanin degradation, from extracts of the fruit of the opuntia, commonly called prickly pear (Opuntia dillenii haw),seeking to evaluate how the experiment can help in understanding the concepts related to the degradation processes of organic compounds. Therefore, a sequence of teaching by investigation was developed and applied with three students from the 9th period of the Chemistry course from the Campus do Agreste of the Federal University of Pernambuco. The results obtained were analyzed based on the propositions of Carvalho as to the elements and potentialities of teaching by investigation and on the propositions of Piaget of how the learning process occurs. The results point to a good potential of the applied activity, since it collaborates with the concepts approached by Piaget. It is clear the presence of situations in which the manifestation of cognitive processes, such as assimilation, adaptation and rebalancing, is evident. Allied to this, the proposed activity manages to contemplate a degree of freedom at least equal to three as proposed by Carvalho. What can help in the development of critical and/or argumentative skills about several concepts, with emphasis on the physicochemical concepts, associated with the degradation of organic compounds. However, it is necessary to emphasize the care that must exist on the part of the applicator and/or greater familiarity with the use of such methodology by the participants; so that the results are effective.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Edson Ednaldo da.pdf644,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons