Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43225
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEDROSA, Gilmara Gonzaga | - |
dc.contributor.author | LUCÊNA, Maria Rafaella Pessoa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T13:37:41Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T13:37:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-07 | - |
dc.identifier.citation | LUCÊNA, Maria Rafaella Pessoa de. O uso do movimento CTS como forma de facilitar o processo de ensino e aprendizagem por meio da temática protetores solares em um curso de química licenciatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43225 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como finalidade verificar como a abordagem CTS correlacionada com a temática protetor solar poderia levar a uma melhoria na aprendizagem dos discentes de um curso de formação docente, em relação aos conteúdos de química. Desta forma, buscou-se uma maneira de incluir os termos presentes na abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), na visão que os alunos têm acerca de conteúdos de química, para que deste modo, eles pudessem ter a percepção de que há química no cotidiano, muito mais do que se imagina. Assim, os participantes desta pesquisa foram os discentes do curso de Química-Licenciatura na Universidade Federal de Pernambuco, CAA. Situada na cidade de Caruaru-PE. A fim de alcançar os objetivos estabelecidos no trabalho, foi aplicado um questionário prévio para sondar os conhecimentos dos discentes em relação à temática. Posteriormente, foi realizada uma oficina, na qual houve uma palestra sobre sistemas de proteção solar, uma situação problema relacionada ao tema, e um experimento para testar alguns filtros solares, e por fim, foi aplicado um questionário posterior a abordagem. As análises dos resultados destas intervenções mostraram que uso da abordagem CTS na temática em questão teve uma contribuição satisfatória para o processo de ensino e aprendizagem. Visto que, no questionário prévio, os discentes tiveram dificuldades em responder perguntas relacionadas ao tema, mas no questionário posterior, após a intervenção, as respostas dadas foram mais satisfatória, tendo em vista que os discentes, conseguiram relacionar conteúdos de química com o tema proposto. Isto demonstra que ensinar de uma forma contextualizada promove nos estudantes um maior interesse e engajamento em relação aos conteúdos abordados, melhorando assim, o entendimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 68p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Radiação solar | pt_BR |
dc.subject | Protetor solar | pt_BR |
dc.title | O uso do movimento CTS como forma de facilitar o processo de ensino e aprendizagem por meio da temática protetores solares em um curso de química licenciatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FREITAS, Ana Paula de Souza de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3553703513307953 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0828599421701934 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research had as purpose to verify how the CTS approach correlated with the thematic sun protection could lead to an improvement in the learning of the students of a course of teacher training, in relation to the contents of chemistry. In this way, we sought a way to include the terms present in the CTS (Science, Technology and Society) approach, in the view that the students have about chemistry contents, so that, in this way, they could have the perception that there is chemistry in everyday life, much more than one imagines. Thus, the participants of this research were the students of the Chemistry-Licentiate course at the Universidade Federal de Pernambuco, CAA. Which is in the city of Caruaru-PE. In order to reach the objectives established in the work, a previous questionnaire was applied to probe the knowledge of the students in relation to the theme. Subsequently, a workshop was held, in which there was a lecture on solar protection systems, a problem situation related to the theme, and an experiment to test some solar filters, and finally, a later questionnaire was applied. The analysis of the results of these interventions showed that the use of the CTS approach in the subject matter had a satisfactory contribution to the teaching and learning process. Since, in the previous questionnaire, the students had difficulties answering questions related to the topic, but in the subsequent questionnaire, after the intervention, the answers given were more satisfactory. This shows that teaching in a contextualized way, promotes in the students a greater interest and commitment in relation to the contents covered, thus improving, understanding. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4321016867381686 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCENA, Maria Rafaella Pessoa de.pdf | 835,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons