Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43215

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorARAÚJO, Álisson Dênis Torres-
dc.date.accessioned2022-03-07T16:50:15Z-
dc.date.available2022-03-07T16:50:15Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.date.submitted2022-03-06-
dc.identifier.citationARAÚJO, Álisson Dênis Torres. Análise da história e filosofia da ciência presente nos capítulos de relatividade dos livros didáticos de física para o ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43215-
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar o conteúdo de História e Filosofia da Ciência (HFC) presentes nos capítulos de relatividade dos livros didáticos usados no ensino médio selecionados pela a edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático , buscando verificar se o conteúdo vai de encontro com os propostos pelas competências e habilidades propostas pelo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Para podermos fazer uma análise com mais propriedades nos apropriamos de pesquisas que apontam os benefícios e as dificuldade de aplicação de um ensino mais contextualizado na formação dos estudantes, dando a oportunidade que eles possam visualizar e desmistificar a história da física e a natureza da ciência, também foram definidas dimensões de análise baseada na literatura pesquisada para nortear a coleta e análise dos dados, por fim trouxemos os resultados descrevendo como os autores abordam o conteúdo de relatividade e destacando a forma de apresentação dos elementos históricos-filosóficos da ciência presentes ao decorrer do texto, conseguimos observar que a maioria dos capítulos de relatividade dos livros apresentam elementos de HFC, a diferença entre eles são em relação à qualidade do conteúdo e se estão de acordo com as diretrizes de ensino de ciência em geral.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectCiência – Históriapt_BR
dc.subjectCiência – Filosofiapt_BR
dc.subjectRelatividade (Física)pt_BR
dc.titleAnálise da história e filosofia da ciência presente nos capítulos de relatividade dos livros didáticos de física para o ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7440895020248487pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThis work seeks to analyze the content of History and Philosophy of Science (HFC) present in the chapters of relativity of textbooks used in high school selected by the 2018 edition of the National Textbook Program, seeking to verify if the content meets with those proposed by the skills and abilities proposed by the guidelines of the National Curriculum Parameters and the National Textbook Program for High School. In order to be able to make an analysis with more properties in the appropriate researches that point out the benefits and how difficult it is to apply a more contextualized teaching in the education of students, giving them the opportunity to visualize and demystify the history of physics and the nature of science, dimensions of analysis based on the researched literature were also defined to guide the collection and analysis of data, finally we brought the results describing how the authors approach the content of relativity and highlighting the form of presentation of the historical-philosophical elements of science present throughout the text , we can observe that most of the relativity chapters of the books have HFC elements, the difference between them is in relation to the content quality and if they are in accordance with the science teaching guidelines in general.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARAÚJO, Álisson Dênis Torres.pdf367,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons