Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43179
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEAL, Ana Lucia | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vanessa Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T18:58:53Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T18:58:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA. Vanessa Alves da. A contribuição de uma abordagem humanizada no espaço acadêmico para o enfrentamento e superação das crises socioafetivas vivenciadas pelos discentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso ( Química Licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43179 | - |
dc.description.abstract | Ensinar alguém deve ser visto como um belo ato de amor e cuidado para com o outro. Porém, isto não significa que se trata de uma tarefa fácil, exigindo do educador um significativo esforço para atingir os objetivos almejados. Não significando, porém, que uma não aprovação é sinal de falha total de ambas as partes (aluno e professor). O que realmente importa são as tentativas e a vontade de sempre aprimorar o conhecimento, adequando-o a realidade da turma. Por este motivo, a presente pesquisa foi realizada com o intuito de mostrar a necessidade de um olhar humanizado do professor para com o aluno, isto porque durante a graduação os mesmos podem passar por situações de crise que os impeçam de seguir da forma esperada. Crise esta, que é a peça chave de todo o trabalho e que será abordada por autores, como Bollnow e Rohr. Neste sentido, nosso objetivo geral foi “conhecer como os alunos avaliam os professores de sua graduação, em relação aos auxílios oferecidos a eles diante de possíveis crises”. Para esta investigação, em nossa metodologia, utilizamos um questionário semiaberto, aplicado em três turmas do Curso de Química, licenciatura da UFPE/CAA, contando com a participação de 59 alunos. Como resultados, os alunos consideraram a necessidade da existência de um tipo de educador dotado não apenas de uma boa formação técnica, mas também humana, além de apontarem: Falta de uma formação específica que propiciasse aos educadores a oportunidade de aprender a lidar com situações do âmbito pessoal que possam interferir na aprendizagem do aluno; A possibilidade dos professores, quando alunos, terem recebido um tipo de tratamento que, infelizmente, reproduzem no presente; A falta de diálogo, que contribui para a dificuldade de uma abordagem humanizada e; Egocentrismo e má vontade. É válido ressaltar, que não há nenhum julgamento, a priori, quanto à postura assumida por alguns docentes, mas ressaltamos as consequências dramáticas que, uma vez sendo equivocada, pode trazer à saúde mental dos alunos, que necessitam serem acolhidos em sua inteireza e amparados diante das crises porventura surgidas. Como conclusão, consideramos essencial buscar formas de desenvolver um trato humanizado que contemple os pares. Disciplinas obrigatórias que considerem a formação humana, além de capacitações sistemáticas que visem uma educação de qualidade, voltada não apenas à transmissão dos conteúdos acadêmicos, mas também para o cuidado com o próximo são imprescindíveis e podem ser exemplos de encaminhamentos que contribuirão, sem dúvida, para a melhoria da qualidade de vida, como um todo. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Crise | pt_BR |
dc.title | A contribuição de uma abordagem humanizada no espaço acadêmico para o enfrentamento e superação das crises socioafetivas vivenciadas pelos discentes. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0266021722728786 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6290932776785382 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Teaching someone should be seen as a beautiful act of love and care for others. However, this does not mean that this is an easy task, requiring the educator to make a significant effort to achieve the desired goals. This does not mean, however, that non-approval is a sign of total failure on both sides (student and teacher). What really matters is the attempts and willingness to always improve knowledge, adapting it to the reality of the class. For this reason, the present research was conducted in order to show the need for a humanized look of the teacher towards the student, because during the graduation they may go through crisis situations that prevent them from following the expected way. This crisis, which is the key piece of all the work and will be addressed by authors such as Bollnow and Rohr. In this sense, our overall objective was “to know how students evaluate their undergraduate teachers in relation to the aid offered to them in the face of possible crises”. For this research, we used a semi-open questionnaire, applied in three classes of the Chemistry Course, undergraduate UFPE / CAA, with the participation of 59 students. As a result, we may consider that students have identified the need for a kind of educator with not only good technical but also human training. Participating students also indicated the possible causes that would theoretically prevent teachers from having a deeper look at this theme, which were mentioned lack of specific training where educators had the opportunity to learn how to deal with personal situations, in which can interfere with student learning, and that is not to say that it is lack of interest, but personal problems that limit it. Student D. replied that “some are very technical at class time and sometimes also do not understand that some students have difficulty learning”. Students who answered that there is a greater concern only with the classes and not with regard to the human part. Student M.H replied, "Maybe some teachers are just concerned about the classroom experience and not how the students are." Among the answers, they also stated that as students, teachers had this type of treatment and, therefore, treat their students in the same way. Student R.F replied: “Perhaps because they did not have this“ care ”in family and school relationships, they have this behavioral reference”. As was also mentioned the lack of dialogue as a possible cause of the absence of this humanized look, because the conversation between teacher and student can indicate where the problem exists and thus seek ways to solve them. Also mentioned was an excess of egocentrism on the part of educators, ill will and lack of humanity. (summarize here what they said. What were they?) We understand, however, there is a lack in the very formation of it. We identified that teachers are not always the villains in the educational process, for example, that in the undergraduate course itself analyzed, there is no compulsory discipline aimed at welcoming the student in its entirety, much less are prepared to deal with situations of crisis that may arise in the Academy. In conclusion, we consider it essential to look for ways to develop a humane approach that addresses peers. Systematic training aimed at improving quality education, focused not only on the transmission of academic content, but also on caring for others, can be a start, and it is essential. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Final - Corrigido.pdf | 515,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons