Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43155

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Carolina de Souza-
dc.date.accessioned2022-03-04T14:06:42Z-
dc.date.available2022-03-04T14:06:42Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Carolina de Souza. O ensino colaborativo na inclusão educacional de crianças autistas: especificidades da formação docente e intervenções educacionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43155-
dc.description.abstractEsta pesquisa toma como objeto de estudo o Ensino Colaborativo na perspectiva da Educação Inclusiva. Elencamos enquanto objetivo compreender quais as contribuições do Ensino Colaborativo para a inclusão e formação educacional de crianças autistas na escola. De uma maneira mais específica, buscamos identificar as especificidades da formação docente, analisar as contribuições do Ensino Colaborativo para a inclusão de crianças autistas na perspectiva de professores/as e especialistas e identificar as intervenções educacionais que têm sido utilizadas no Ensino Colaborativo na perspectiva da inclusão educacional. Trabalhamos o Ensino Colaborativo na perspectiva da Educação Inclusiva dialogando a partir de Gately e Gately (2001), Rabelo (2012), Vilaronga (2014) e Pereira (2017). Para tratar do panorama da legislação brasileira em relação a inclusão e a formação de professores trabalhamos a partir da LDB nº 9.394/96, da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), da LBI nº 13.146/2015 e da Lei do Autismo nº 12.764/2012. Dialogamos acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Intervenções Educacionais, a saber ABA, Denver e TEACCH, a partir do DSM – V (2014), de Grandin (2012, 2015), Lacerda (2017a), Leon, Barish, Bortolon (2014) e Rogers e Dawson (2014). Nos pautamos na abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), tendo como procedimento de produção de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. Como procedimento de análise, a análise de conteúdo via análise temática (Moraes 1999). A partir dos dados, foi possível identificar que não há amplo conhecimento por parte das profissionais acerca de intervenções para o autismo, mas todas as participantes afirmaram que uma prática subsidiada por uma intervenção pautada nas abordagens específicas pode colaborar para a atuação docente com crianças autistas visando a inclusão efetiva destes estudantes. Os resultados apontam ainda para a necessidade de formação inicial e continuada que abarquem conhecimentos referentes ao TEA, sendo esta última possível de se construir, também no chão da escola, pela via do Ensino Colaborativo.pt_BR
dc.format.extent88p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Colaborativopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectIntervenção Educacionalpt_BR
dc.titleO ensino colaborativo na inclusão educacional de crianças autistas : especificidades da formação docente e intervenções educacionais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7165655240204364pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.description.abstractxThis research takes as its object of study Collaborative Teaching from the perspective of Inclusive Education. We list as an objective to understand the contributions of Collaborative Teaching for the inclusion and educational formation of autistic children in school. More specifically, we seek to identify the specificities in teacher training, analyze the contributions of Collaborative Teaching for the inclusion of autistic children from the perspective of teachers and specialists, and identify the educational interven1tions that have been used in Collaborative Teaching from the perspective of educational inclusion. We work Collaborative Teaching from the perspective of Inclusive Education, dialoguing from Gately and Gately (2001), Rabelo (2012), Vilaronga (2014) and Pereira (2017). To deal with the panorama of Brazilian legislation in relation to inclusion and teacher training, we work from LDB nº 9.394/96, of the National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education (BRASIL, 2008), of LBI nº 13.146/2015 and of the Autism Law nº 12.764/2012. We talk about Autistic Spectrum Disorder (ASD) and Educational Interventions, namely ABA, Denver and TEACCH, from DSM – V (2014), by Grandin (2012, 2015), Lacerda (2017a), Leon, Barish, Bortolon (2014) and Rogers and Dawson (2014). We base ourselves on a qualitative approach (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), with document analysis and semi-structured interviews as the data production procedure. As an analysis procedure, content analysis via thematic analysis (Moraes 1999). From the data, it was found that there is not ample knowledge on the part of the professionals about interventions for autism, but all the participants stated that a practice supported by an intervention based on specific approaches can collaborate with teaching activities with autistic children, aiming at effective inclusion of these students. The results also point to the need for initial and continuing education that encompass knowledge related to ASD, being the continuing education possible to build, also in the school, through Collaborative Teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0733-3030pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANA CAROLINA - TCC - VERSÃO FINAL PARA DÉPOSITO NA BIB..pdf687,64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons