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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43130

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorSILVA, Kátia Maria da-
dc.date.accessioned2022-03-03T18:52:34Z-
dc.date.available2022-03-03T18:52:34Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationSILVA, Kátia Maria da. A experimentação problematizadora como estratégia de ensino para promover a aprendizagem dos conceitos de ácido e base em uma escola pública do município de Panelas-Pe. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43130-
dc.description.abstractO grande desafio do processo de ensino-aprendizagem é procurar métodos que sejam capazes de proporcionar uma aprendizagem efetiva para o aluno, pensando nisso foi desenvolvida essa pesquisa para investigar como a experimentação através de uma situação problema pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de ácido e base. A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Panelas, com 30 alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Na coleta de dados foram utilizados questionários, observação dos participantes no decorrer de uma sequência didática, a qual incluiu a realização de um experimento a partir de uma situação problema. Os resultados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os dados obtidos a partir do primeiro questionário mostram que a maioria dos alunos associam o conceito de ácido e base a escala de pH, a toxicidade e ao poder corrosivo dos mesmos, sem fazer relação com os conceitos estabelecidos nas teorias ácido-base, dando a impressão que eles apenas memorizaram a escala e que não compreendem as propriedades apresentadas por essas substâncias. A partir da situação problema os alunos foram capazes de formularem suas hipóteses, desenvolverem um procedimento experimental e chegarem a uma resolução para o problema proposto. Ao final da pesquisa, observamos que apesar da maioria dos alunos continuarem associando os conceitos de ácido e base a escala de pH, aqueles que associavam o conceito as propriedades corrosivas e tóxicas modificaram seu entendimento a partir das discussões realizadas. Além disso, alguns alunos passaram a mencionar o conceito de ácido e base associando à teoria ácido-base de Arrhenius, que não havia sido observado antes. Os alunos também passaram a compreender que é possível identificar se um produto é ácido ou básico por meio de um indicador ácido-base. Sendo assim, é possível perceber que, a experimentação baseada em problemas contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois observamos que houve uma melhora no entendimento dos conceitos e das propriedades dos ácidos e das bases por eles.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectÁcidospt_BR
dc.subjectBases (Química)pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleA experimentação problematizadora como estratégia de ensino para promover a aprendizagem dos conceitos de ácido e base em uma escola pública do município de Panelas-Pe.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
dc.description.abstractxThe great challenge of the teaching-learning process is to look for methods that are capable of providing an effective learning for the student, thinking that this research was developed to investigate how experimentation through a problem situation can help in the teaching-learning process of the concepts of acid and base. The research was carried out in a school in the municipality of Panelas, with 30 students of the third year of high school. In the data collection, questionnaires were used, observation of the participants and a didactic sequence, which included the realization of an experiment from a problem situation. The results were analyzed by means of the Bardin content analysis. The data obtained from the first questionnaire show that most of the students associate the concept of acid and base with pH scale, toxicity and their corrosive power, without relation to the concepts established in acid-base theories, giving that they only memorized scale and did not understand the properties presented by those substances. From the problem situation the students were able to formulate their hypotheses, to develop an experimental procedure and to arrive at a resolution for the proposed problem. At the end of the research, we observed that although most of the students continued to associate the concepts of acid and base pH scale, those who associated the concept with corrosive and toxic properties modified their understanding from the discussions. In addition, some students went on to mention the concept of acid and base associating the Arrhenius acid-base theory, which had not been observed before. Students also come to understand that it is possible to identify whether a product is acidic or basic by means of an acid-base indicator. Thus, it is possible to perceive that problem-based experimentation contributes significantly to the students' cognitive development, since we can observe that there was an improvement in the understanding of the concepts and properties of the acids and bases by them.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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