Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43128
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO FILHO, Cícero Batista do | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-03T18:36:38Z | - |
dc.date.available | 2022-03-03T18:36:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43128 | - |
dc.description.abstract | Nunca se fez tão necessário o uso de ferramentas tecnológicas que deem apoio pedagógico aos educadores. Em um cenário de degradação do meio ambiente, a Educação Ambiental também nunca foi tão necessária. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi trazer aos educadores ferramentas tecnológicas com funcionalidades úteis ao processo pedagógico no ensino da Educação Ambiental. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em 219 opções de recursos digitais. Foram observadas a presença e ausência de nove funcionalidades necessárias para a educação por vias tecnológicas e virtuais. Como resultados foram selecionadas sete ferramentas, das quais apenas uma possui todas as funcionalidades e apenas três possuíam funcionalidades para as interações síncrona e assíncrona. Concluiu-se que hoje temos ferramentas funcionalmente úteis para realizar a educação de forma virtual com vias a dar apoio pedagógico no processo de ensino-aprendizagem quando este não é possível presencialmente. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Equipamentos didáticos | pt_BR |
dc.title | Ferramentas tecnológicas como apoio pedagógico no ensino da educação ambiental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Suellen Tarcyla da Silva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4805293642216754 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of technological tools that give pedagogical support to educators has never been more necessary. In a scenario of environmental degradation, Environmental Education has also never been more necessary. Therefore, the objective of this work was to bring educators technological tools with functionalities useful to the pedagogical process in the teaching of Environmental Education. A qualitative research was carried out on 219 digital resource options. The presence and absence of nine functionalities necessary for education through technological and virtual channels were observed. As results, seven tools were selected, of which only one has all the functionalities and only three had functionalities for synchronous and asynchronous interactions. It was concluded that today we have functionally useful tools to carry out education in a virtual way with ways to give pedagogical support in the teaching-learning process when it is not possible in person. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2453508009374921 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO FILHO, Cícero Batista do..pdf | NASCIMENTO FILHO, Cícero Batista do. | 1,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons