Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43128

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorNASCIMENTO FILHO, Cícero Batista do-
dc.date.accessioned2022-03-03T18:36:38Z-
dc.date.available2022-03-03T18:36:38Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43128-
dc.description.abstractNunca se fez tão necessário o uso de ferramentas tecnológicas que deem apoio pedagógico aos educadores. Em um cenário de degradação do meio ambiente, a Educação Ambiental também nunca foi tão necessária. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi trazer aos educadores ferramentas tecnológicas com funcionalidades úteis ao processo pedagógico no ensino da Educação Ambiental. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em 219 opções de recursos digitais. Foram observadas a presença e ausência de nove funcionalidades necessárias para a educação por vias tecnológicas e virtuais. Como resultados foram selecionadas sete ferramentas, das quais apenas uma possui todas as funcionalidades e apenas três possuíam funcionalidades para as interações síncrona e assíncrona. Concluiu-se que hoje temos ferramentas funcionalmente úteis para realizar a educação de forma virtual com vias a dar apoio pedagógico no processo de ensino-aprendizagem quando este não é possível presencialmente.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEquipamentos didáticospt_BR
dc.titleFerramentas tecnológicas como apoio pedagógico no ensino da educação ambientalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Suellen Tarcyla da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4805293642216754pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxThe use of technological tools that give pedagogical support to educators has never been more necessary. In a scenario of environmental degradation, Environmental Education has also never been more necessary. Therefore, the objective of this work was to bring educators technological tools with functionalities useful to the pedagogical process in the teaching of Environmental Education. A qualitative research was carried out on 219 digital resource options. The presence and absence of nine functionalities necessary for education through technological and virtual channels were observed. As results, seven tools were selected, of which only one has all the functionalities and only three had functionalities for synchronous and asynchronous interactions. It was concluded that today we have functionally useful tools to carry out education in a virtual way with ways to give pedagogical support in the teaching-learning process when it is not possible in person.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2453508009374921pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NASCIMENTO FILHO, Cícero Batista do..pdfNASCIMENTO FILHO, Cícero Batista do.1,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons