Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43104
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PICHLER, Rosimeri Franck | - |
dc.contributor.author | COSTA, Ysabel Myrian Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-02T17:18:09Z | - |
dc.date.available | 2022-03-02T17:18:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-02 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Ysabel Myrian Silva. DESIGN PARA INCLUSÃO: Desenvolvimento de livro-brinquedo para estimulação sensório-motora de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43104 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) compreende alterações de comunicação, interação social, comportamento e na sensibilidade a estímulos; se apresenta em diferentes graus, além de exigir diversas abordagens profissionais. As políticas nacionais de apoio e reconhecimento dos direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil são recentes. O que traz à tona a necessidade de um olhar sobre como se dá o processo de inclusão dessas pessoas, em especial no Design. O desenvolvimento de um livro-brinquedo que auxilie os profissionais da Psicologia e Terapia Ocupacional da APAE – Caruaru-PE na estimulação cognitiva, sensorial e motora de crianças com TEA, compreende o objetivo principal do presente trabalho. Para tanto, a metodologia projetual utilizada baseou-se no método Inclusive Concept Design, proposto no Inclusive Design Toolkit da Universidade de Cambridge. Desta forma, 3 etapas foram estabelecidas: (1) Explorar: compreendeu a coleta de dados in loco através de entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas, culminando com a descrição da jornada dos usuários e a captura de lista de necessidades (requisitos de projeto); (2) Criar: compreendeu a estimulação de ideias, desenvolvimento de conceitos e realização de protótipos; e (3) Avaliar: compreendeu o teste da solução com especialistas. Tendo como resultado um livro-brinquedo modular que possui estimulações sensoriais, visuais, auditivas, táteis, olfativas e motoras que partem da observação do mundo a partir da perspectiva da criança com TEA. Ao trazer como resultado um artefato que atua como uma janela para a interpretação da criança e inclui a atuação do profissional enquanto intermediário das ações propostas no material, entende-se que os objetivos foram alcançados. Para futuros desdobramentos, a avaliação do material por grupos de pessoas de dentro e fora do espectro e com outros tipos de deficiência é sugerida para ampliação da compreensão de seus impactos. | pt_BR |
dc.format.extent | 96p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design inclusivo | pt_BR |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Livro-brinquedo | pt_BR |
dc.title | Design para inclusão: desenvolvimento de livro-brinquedo para estimulação sensório-motora de crianças com Transtorno do Espectro Autista. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7510566587966425 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3364365287473678 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Autism Spectrum Disorder (ASD) embraces alterations in communication, social interactions, behavior and stimuli sensibilities alterations; it is presented in an array of degrees and it may demand diverse professional approaches. In Brazil, national public policies that acknowledge the rights of people with disabilities are recent in legislation. That raises the need for a look on how the inclusion process of those people takes place, specially in Design. The development of a toy-book that assists the Psychology and Occupation Therapy professionals of APAE – Caruaru-PE in cognition, sensory and motor stimuli of children with ASD, contains the main objective of this research. Therefore, the design methodology used is based on the Inclusive Concept Design method, proposed in the Inclusive Design Toolkit of Cambridge University. Thus, 3 steps were established: (1) Explore: envolved data collection by semi-structured interviews in loco and unsystematic observations, culminating in the description of the user journey and list of needs capture (project requirements); (2) Create: covered the stimulation of ideas, concept development and the making of prototypes; and (3) Evaluate: covered the testing of the solution with specialists. Resulting in a modular toy-book, which contains sensory, visual, auditive, tactile, olfactive and motor stimuli from the perspective of the child with ASD. By proposing an artifact which acts as a window for the child’s interpretations and includes the professional acting as an intermediate of the proposed activities in the solution, it is implied that the objectives were accomplished. For future approaches, it is suggested the evaluation of the material with groups of people in and out of the spectrum and with other kinds of disabilities to expand the understanding of its impacts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ysabel Myrian Silva Costa.pdf | 6,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons