Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43094

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorPEDROZA, Lucas Aciole-
dc.date.accessioned2022-03-02T13:45:43Z-
dc.date.available2022-03-02T13:45:43Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationPEDROZA, Lucas Aciole. A metodologia de escolha e resolução de problemas como ferramenta promotora da autorregulação da aprendizagem: uma análise através do questionário AARP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43094-
dc.description.abstractAs mudanças no cenário educacional vivenciadas nos últimos anos, amplificadas pela pandemia da COVID-19, têm colocado os estudantes e professores em situações de aprendizagem cada vez mais complexas. Tendo em vista a necessidade de elaborar e divulgar estratégias e metodologias que promovam a aprendizagem a partir de concepções que situam o estudante como protagonista desse processo, este trabalho de pesquisa se debruça sobre a análise do uso da metodologia de Escolha e Resolução de Problemas (ERP) como ferramenta de promoção da Autorregulação da Aprendizagem (ARA). Por meio da utilização do questionário Atitudes e Abordagens para Resolução de Problemas (AARP), verificou-se as escolhas na resolução de problemas, na disciplina de Fundamentos de Física II, de cinco estudantes do curso de licenciatura em física da região do Agreste de Pernambuco. O questionário foi respondido em duas etapas e para os dois estudantes que apresentaram mudanças em seu perfil autorregulatório, também foram analisadas as suas resoluções de problemas nas avaliações da disciplina. A partir desta análise, foram levantadas possibilidades para justificar as mudanças observadas, além de propor uma incrementação na metodologia de ERP a fim de potencializá-la como ferramenta promotora da autorregulação de estudantes de graduação, especialmente na área das ciências da natureza.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas – Metodologiapt_BR
dc.subjectCapacidade de aprendizagempt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.titleA metodologia de escolha e resolução de problemas como ferramenta promotora da autorregulação da aprendizagem: uma análise através do questionário AARP.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coAIRES, Thathawanna Tenório-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6461031129441466pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488pt_BR
dc.description.abstractxThe changes in the educational scenario experienced in recent years, amplified by the COVID-19 pandemic, have placed students and teachers in increasingly complex learning situations. Bearing in mind the need to develop and disseminate strategies and methodologies that promote learning from conceptions that place the student as the protagonist of this process, this research work focuses on the analysis of the use of the Choice and Problem Solving (ERP) methodology as a tool to promote Self Regulation of Learning (ARA). Through the use of the Attitudes and Approaches to Problem Solving (AARP) survey, the choices in problem solving, in the discipline of Fundamentals of Physics II, of five students from the degree course in physics in the Agreste region of Pernambuco were verified. The survey was answered in two moments and for the two students that showed changes in teir self-regulatort profile, were also analyzed the problem resolultions on the class exams. From this analysis, possibilities were raised to justify the observed changes, in addition to proposing an increase in the ERP methodology in order to enhance it as a tool to promote self regulation by undergraduate students, especially in the area of natural sciences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7233765248361485pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PEDROZA, Lucas Aciole.pdf879,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons