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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43059
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Jônatas Araújo de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Solon Geórgenes Ferrais de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-28T12:03:47Z | - |
dc.date.available | 2022-02-28T12:03:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Solon Geórgenes Ferrais de. Desenvolvimento de um modelo multicritério combinado com programação inteira binária para apoiar a seleção e designação de monitores em disciplinas de um curso prévestibular. / Solon Geórgenes Ferrais de Oliveira. Caruaru: O Autor, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43059 | - |
dc.description.abstract | A seleção de monitores, onde a principal função é auxiliar estudantes de curso pré-vestibular, ainda não é muito estudado. O presente trabalho tem como objetivo combinar um modelo multicritério de apoio à decisão combinado com programação linear, para solucionar o problema de seleção e alocação de candidatos a monitoria. Para elaboração do trabalho, foi desenvolvido inicialmente uma breve explanação da literatura a respeito da decisão multicritério, do modelo aditivo e do problema de seleção. Em seguida, foi desenvolvido um modelo, capaz de combinar o MCDM Multiple Criteria Decision Making, com a Programação linear inteira binária-PLIB, onde foi implementado através do software SCILAB e o Microsoft Excel. Posteriormente, o modelo foi aplicado em um curso pré-vestibular do interior de Pernambuco, cujo resultado selecionou e designou 8 monitores para as 12 disciplinas ofertadas pelo curso. Afim de verificar a robustez do modelo foi realizada uma análise de sensibilidade, que utilizou a variação de 20% nos pesos dos critérios utilizados onde das 100.000 soluções encontradas, a solução padrão sugerida pelo modelo se repetiu em 82,299%, e em 90,1644% das soluções mantém pelo menos 11 das 12 designações sugeridas pela solução padrão, confirmando a robustez de maior parte da solução padrão encontrada. O resultado da aplicação do modelo, mostra sua viabilidade para o problema de seleção de monitores, auxiliando o decisor e garantindo maior credibilidade a decisão tomada. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Processo decisório por critério múltiplo | pt_BR |
dc.subject | Métodos de simulação | pt_BR |
dc.subject | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Testes de seleção de pessoal - Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Alocação de recursos - Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um modelo multicritério combinado com programação inteira binária para apoiar a seleção e designação de monitores em disciplinas de um curso prévestibular. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0897994577465554 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9646312471341940 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The selection of monitors, where the main function is to assist pre-college students, is not yet much studied. The present work aims to combine a multicriteria decision support model combined with linear programming to solve the problem of selection and assignment of candidates for mentors. To elaborate the work, a brief explanation of the literature on multicriteria decision, additive model and selection problem was initially developed. Then, a model was developed, capable of combining the MCDM-Multiple Criteria Decision Making with binary integer PLIB Programming, where it was implemented through the SCILAB software and Microsoft Excel. Subsequently, the model was applied in a pre-college course in the interior of Pernambuco, whose result selected and designated 8 mentors for the 12 subjects offered by the course. In order to verify the robustness of the model, a sensitivity analysis was performed, using the 20% variation in the weights of the criteria used, where of the 100,000 solutions found, the standard solution suggested by the model was repeated in 82.299% and in 90.1444% of the solutions maintains at least 11 of the 12 designations suggested by the standard solution, confirming the robustness of most of the standard solution found. The result of the application of the model, shows its feasibility for the problem of mentors selection, assisting the decision maker and ensuring greater credibility the decision made. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado |
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