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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILVA, Giovanna Carla Bezerra-
dc.date.accessioned2022-02-28T11:38:14Z-
dc.date.available2022-02-28T11:38:14Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Giovanna Carla Bezerra. Experiência estética na educação básica: uma análise da BNCC e suas propostas para a Arte-educação na primeira etapa do Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43049-
dc.description.abstractEste trabalho buscou compreender de que modo a BNCC aborda e propõe o ensino da Arte na Educação Básica na primeria etapa Ensino Fundamental, considerando sua dimensão estética. Para isso, passamos brevemente sobre a história do conceito Estética e, feito isso, elucidamos que nossos conceitos de Experiência Estética se basearam a partir das contribuições de Larrosa (2004) e Dewey (1974). Logo após, trazemos o percurso histórico da Arte-educação no Brasil, esclarecendo suas lutas e conquistas através dos argumentos de Filho (2013) e aquela que é considerada grande nome da Arte-educação no País: Barbosa (1989). Levantamos a hipótese de que a BNCC ao abordar o ensino da Arte para a Educação Básica não leva em consideração sua dimensão estética, que possa propiciar aos educandos uma experiência – nos termos de Larrosa e Dewey citados anteriormente – em arte-educação, capaz de promover uma formação humana e escolar de qualidade. A fim de chegar ao resultado dos nossos objetivos e confirmar – ou não- nossa hipótese, nos apoiamos na abordagem qualitativa de pesquisa, buscando coletar dados através da análise documental e tratá-los pela Análise de Conteúdo. Assim, chegamos aos resultados de que a BNCC, foi construída a partir do desejo de controle das Instituições e Fundações neoliberais sobre a educação brasileira. Além disso, a Base não traz explicitamente os conceitos de Arte nem de Estética, embora proponha um ensino baseado a partir do desenvolvimento de competências através de habilidades. O desenvolvimento dessas deve-se, essencialmente, à atuação do Arte-educador em sala de aula, que precisa achar maneiras de “burlar” o sistema, a fim de – mesmo seguindo as orientações do Documento – desenvolver juntamente com os educandos, uma consciência crítica.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducação básica – Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.titleExperiência estética na educação básica: uma análise da BNCC e suas propostas para a Arte-educação na primeira etapa do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273992752590663pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6665135954352936pt_BR
dc.description.abstractxThis work sought to understand how BNCC approaches and proposes the teaching of Art in Basic Education in the first stage of Elementary Education, considering its aesthetic dimension. For this, we briefly go over the history of the Aesthetics concept and, having done that, we clarify that our concepts of Aesthetic Experience were based on the contributions of Larrosa (2004) and Dewey (1974). Soon after, we bring the historical path of Art-education in Brazil, clarifying its struggles and achievements through the arguments of Filho (2013) and the one that is considered a great name of Art-education in the Country: Barbosa (1989). We raised the hypothesis that the BNCC when approaching the teaching of Art for Basic Education does not take into account its aesthetic dimension, which can provide students with an experience - in the terms of Larrosa and Dewey mentioned above - in art education, capable of promoting quality human and school education. In order to arrive at the result of our objectives and confirm - or not - our hypothesis, we rely on the qualitative research approach, seeking to collect data through document analysis and treat them by Content Analysis. Thus, we arrived at the results that the BNCC, was built from the desire of control of the neoliberal Institutions and Foundations on the Brazilian education. In addition, the Base does not explicitly bring the concepts of Art or Aesthetics, although it proposes teaching based on the development of skills through skills. The development of these is essentially due to the performance of the Art-educator in the classroom, who needs to find ways to “circumvent” the system, in order - even following the guidelines of the Document - to develop together with the students, a conscience critical.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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