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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Gilmara Gonzaga-
dc.contributor.authorSILVA, Asheley Iaponira Campos Oliveira da-
dc.date.accessioned2022-02-28T11:35:16Z-
dc.date.available2022-02-28T11:35:16Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Asheley Iaponira Campos Oliveira da. Experimentação problematizadora como metodologia facilitadora para o estudo das leis dos gases no ensino superior de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43043-
dc.description.abstractDurante a história da evolução humana, o homem sempre buscou a melhoria na sua qualidade de vida. Com isso, a ciência começou a evoluir, o ser humano foi capaz de desenvolver ferramentas, buscando melhorias e desenvolvendo métodos para se adaptar e modificar o ambiente que vive. Um dos métodos que ganhou destaque foi a experimentação, por ser uma parte da ciência que desperta no ser humano o cunho investigativo e empírico. Dentre as ciências, a química se destaca por ser uma ciência que em sua essência é experimental. Assim, no ensino de química, a experimentação deve auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem, levando o aluno a assumir um caráter mais reflexivo, para que possa refletir sobre os fenômenos que são estudados, contribuindo assim, para uma melhor compreensão dos conceitos relacionados ao experimento em questão. Com isso, as atividades experimentais devem instigar os alunos, pois a experimentação na química não deve ser compreendida como um método, no qual ocorre apenas a demonstração de conceitos científicos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo utilizar a abordagem da experimentação problematizadora com o conteúdo das leis dos gases no componente curricular Laboratório de Físico-Química do Curso de Química-Licenciatura do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Durante a aplicação dessa metodologia, foi possível observar que, apesar de ser um método de experimentação no qual os alunos não estavam familiarizados, eles participaram ativamente de cada etapa da metodologia problematizadora. Além disso, foi possível notar que esta metodologia permitiu que os discentes, durante o experimento, pudessem formular hipóteses e resgatar os conhecimentos prévios referentes aos conceitos que envolvem as leis dos gases. E assim, relacionar seus conhecimentos prévios com o que foi observado na experimentação, o que é importante para a construção da aprendizagem e consolidação do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectGasespt_BR
dc.titleExperimentação problematizadora como metodologia facilitadora para o estudo das leis dos gases no ensino superior de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8978452423791481pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0828599421701934pt_BR
dc.description.abstractxDuring the history of human evolution, man has always sought to improve their quality of life. With this, the science began to evolve, the human being has been able to develop tools, seeking improvements and developing methods to adapt and modify the environment they live in. One of the methods that won highlight was the experimentation, for being a part of science that awakens in the human being the investigative nature and empirical. Among the sciences, chemistry is known for being a science quite experimental. In chemistry teaching, experimentation should aid in the teaching and learning process, assuming a more reflective character, so that the student can reflect on the phenomena that are studied, thus contributing to a better understanding of the concepts related to the experiment in question. Thus, experimental activities should instigate students, since experimentation in chemistry should not be understood as a method in which only the demonstration of scientific concepts occurs. Therefore, this work had as objective to use the approach of problematizing experimentation with the content of the laws of gases with students of the course degree in chemistry at the Federal University of Pernambuco- Campus Agreste. During the application of this methodology, it was possible to observe that although it was an experimentation method in which the students were not familiar, they participated actively in each stage of the problematizing methodology. In addition, it was possible to note that this methodology allowed the students, during the experiment, to formulate a hypothesis and to recover previous knowledge regarding concepts that involve the laws of gases. And so, relate their previous knowledge to what was observed in experimentation, which is important for the construction of learning and consolidation of knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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