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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43035

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Regina Celia Barbosa de-
dc.contributor.authorSÊCA, Eduarda do Nascimento Serra-
dc.date.accessioned2022-02-28T11:28:38Z-
dc.date.available2022-02-28T11:28:38Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationSÊCA, Eduarda do Nascimento Serra. Implicações do uso de abordagem temática: resíduos de equipamentos eletrônicos, para significação de conceitos químicos no ensino básico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43035-
dc.description.abstractNa perspectiva de contribuir com o ensino de química, o presente trabalho de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar as contribuições das abordagens temáticas para significação de conceitos de química por parte de um grupo de estudantes da educação básica. Para tanto, tomamos como aporte teórico a abordagem temática freireana. Para realização da pesquisa, utilizamos uma sequência didática estruturada, em torno do tema “Resíduos de equipamentos eletrônicos”, na qual vivenciaram situações de aprendizagem, a partir da contextualização e problematização do tema, afim de que eles pudessem fazer conexões entre a química e o tema proposto e também em contextos diversos. Como instrumentos da pesquisa, utilizamos entrevistas semiestruturadas com o grupo de estudantes e observação participante. Para apreciação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin, trazendo categorias pertinentes para melhor inferência dos resultados. Evidenciamos que os estudantes oportunizados ao ensino por meio da abordagem temática apresentaram uma evolução na compreensão do tema estudado em conexão com conceitos de química, e assim podemos inferir que houve contribuições no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAparelhos e materiais eletrônicospt_BR
dc.titleImplicações do uso de abordagem temática: resíduos de equipamentos eletrônicos, para significação de conceitos químicos no ensino básico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5219601236234446pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008755169836379pt_BR
dc.description.abstractxIn order to contribute to the teaching of chemistry, the present work of a qualitative nature, aimed to analyze the contributions of thematic approaches to the meaning of concepts of chemistry by a group of students of basic education. Therefore, we take as theoretical contribution the approach of Paulo Freire. To carry out the research, we used a structured didactic sequence, around the theme "Waste of electronic equipment", in which they experienced learning situations, from the contextualization and problematization of the theme, so that they could make connections between chemistry and and in different contexts. As instruments of the research we used semi structured interviews with the group of students and participant observation. To analyze the data, the content analysis was used from Bardin's perspective, bringing pertinent categories to better infer the results. We show that the students that were offered had an evolution in the understanding of the studied subject in connection with concepts of chemistry, and thus we can infer that there were contributions in the teaching and learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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