Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43020
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Sheila Borges de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Letícia Maria de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T19:31:55Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T19:31:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Letícia Maria de Souza. Caruaru no Face: as motivações disposicionais do repórter-amador e a apropriação dos gêneros jornalísticos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43020 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo que caminha por dois sentidos que se complementam para entender fenômenos sociais contemporâneos, como os do repórter-amador e do webjornalismo. Dessa forma, analisa, por um lado, as motivações que levam um cidadão comum a desempenhar o papel de repórter-amador, revelando as disposições sociais que estimularam João Henrique da Silva, criador do Caruaru no Face, a produzir notícias mesmo sem ter formação acadêmica em jornalismo. E avalia, por outro lado, como os gêneros e as características do webjornalismo foram acionados, intuitivamente pelo repórter-amador no seu espaço autoral no Facebook, para dar formato às informações apuradas, alçando-as à condição de notícia a partir de critérios próprios e à revelia dos filtros impostos pelo campo do jornalismo. Para realizar a pesquisa do repórter-amador, foram utilizadas a teoria e a metodologia de uma sociologia à escala individual a partir dos estudos de Lahire (2002; 2004; 2006; 2010). Para observar o Caruaru no Face e o webjornalismo, houve o suporte teórico nos autores que estudam os gêneros do jornalismo dando destaque a Marques de Melo (2009) e Aronchi de Souza (2004), e os que tratam das características do webjornalismo como Canavilhas (2003), Mota e Palacios (2018), Reges (2011), Bradshaw (2014) e Pavlik (2014). Além disso, foi necessário trabalhar o conceito de notícia com o apoio de Traquina (2005) e Wolf (1999). Já metodologicamente, recorremos à netnografia com base em Kozinets (2010) e França, Silva, Felix (2016). Como resultado desta monografia, identificamos que as disposições sociais de João Henrique foram despertadas desde a infância para ele se transformar no que chamamos de repórter-amador. Mesmo sem ter formação acadêmica, ele se apropria intuitivamente dos gêneros do campo do jornalismo, mesclando os gêneros do impresso, da televisão e do webjornalismo. | pt_BR |
dc.format.extent | 86p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Reportagens e repórteres | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo amador | pt_BR |
dc.subject | Facebook (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.title | Caruaru no Face: as motivações disposicionais do repórter-amador e a apropriação dos gêneros jornalísticos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6560191191736980 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7664203009930113 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents a study that goes in two directions that complement each other to understand contemporary social phenomena, such as the amateur reporter and webjournalism. Thus, it analyzes, on the one hand, the motivations that lead an ordinary citizen to play the role of an amateur reporter, revealing the social dispositions that stimulated João Henrique da Silva, creator of Caruaru no Face, to produce news even without having an academic training in journalism. On the other hand, it evaluates how the characteristics of webjournalism were intuitively triggered by the amateur reporter in his authorial space on Facebook, to shape the information obtained, raising it to the status of news based on its own criteria and in spite of the filters imposed by the field of journalism. To conduct the research of the amateur reporter, the theory and methodology of a sociology on an individual scale was used based on Lahire's studies (2002; 2004; 2006; 2010). In order to observe Caruaru no Face and webjournalism, there was theoretical support in authors who study journalism genres, highlighting Marques de Melo (2009) and Aronchi de Souza (2004), and those dealing with the characteristics of webjournalism such as Canavilhas ( 2003), Mota and Palacios (2018), Reges (2011), Bradshaw (2014) and Pavlik (2014). In addition, it was necessary to work on the term news based on the authors Traquina (2005) and Wolf (1999). Methodologically, we resort to netnography based on Kozinets (2010) and França, Silva, Felix (2016). As a result of this monograph, we identified that João Henrique's social dispositions were awakened since childhood to become what we call an amateur reporter. Even without an academic background, he intuitively appropriates genres in the field of journalism, mixing the genres of printed journalism, television and webjournalism. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Comunicação Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Letícia Maria de Souza.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons