Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43014

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Jardiane dos Santos-
dc.date.accessioned2022-02-24T17:36:30Z-
dc.date.available2022-02-24T17:36:30Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.date.submitted2022-01-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43014-
dc.description.abstractO presente artigo discute como o ensino remoto na pandemia de covid-19 nos anos de 2020 e 2021 tem impactado no processo de alfabetização e letramento escolar a partir do olhar de professoras atuantes nos anos iniciais do município de Camocim de São Félix-PE. O objetivo geral é analisar como o ensino remoto impactou no processo de alfabetização e letramento escolar. A pesquisa foi fundamentada em autores como: Rondini (2020); Valente (2020); Soares e Batista (2005); Soares (2009); Dell’Isola (1988); Freire (1987), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e é utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados com os sujeitos da pesquisa. Os resultados revelam que o ensino remoto impactou tanto de forma positiva quanto de forma negativa no processo de alfabetização e letramento. Um dos maiores impactos negativos é que não houve avanço dos alunos no processo de alfabetização e letramento e os alunos acabaram chegando estagnados ou defasados na aprendizagem na volta às aulas presenciais hibridas e a causa principal disso foi a falta de acompanhamento dos estudantes por parte de quem ficava em casa com eles. O impacto positivo apontado foi o avanço das professoras diante das aprendizagens de uso dos equipamentos tecnológicos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação nos Anos Iniciais. Ensino Remoto na Covid-19. Ensino e Aprendizagem de Leitura e Escrita.pt_BR
dc.titleImpactos no processo de ensino remoto da alfabetização e letramento durante a pandemia COVID-19.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4016538612405542pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) NUCLÉO DE FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.degree.graduationPEDAGOGIApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC--MARIA JARDIANE.pdf490,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons