Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43014
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Jardiane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T17:36:30Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T17:36:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43014 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo discute como o ensino remoto na pandemia de covid-19 nos anos de 2020 e 2021 tem impactado no processo de alfabetização e letramento escolar a partir do olhar de professoras atuantes nos anos iniciais do município de Camocim de São Félix-PE. O objetivo geral é analisar como o ensino remoto impactou no processo de alfabetização e letramento escolar. A pesquisa foi fundamentada em autores como: Rondini (2020); Valente (2020); Soares e Batista (2005); Soares (2009); Dell’Isola (1988); Freire (1987), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e é utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados com os sujeitos da pesquisa. Os resultados revelam que o ensino remoto impactou tanto de forma positiva quanto de forma negativa no processo de alfabetização e letramento. Um dos maiores impactos negativos é que não houve avanço dos alunos no processo de alfabetização e letramento e os alunos acabaram chegando estagnados ou defasados na aprendizagem na volta às aulas presenciais hibridas e a causa principal disso foi a falta de acompanhamento dos estudantes por parte de quem ficava em casa com eles. O impacto positivo apontado foi o avanço das professoras diante das aprendizagens de uso dos equipamentos tecnológicos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação nos Anos Iniciais. Ensino Remoto na Covid-19. Ensino e Aprendizagem de Leitura e Escrita. | pt_BR |
dc.title | Impactos no processo de ensino remoto da alfabetização e letramento durante a pandemia COVID-19. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4016538612405542 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) NUCLÉO DE FORMAÇÃO DOCENTE | pt_BR |
dc.degree.graduation | PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC--MARIA JARDIANE.pdf | 490,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons