Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43013

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal-
dc.contributor.authorARANTES, Ezequiel Edilson Felix-
dc.date.accessioned2022-02-24T17:29:52Z-
dc.date.available2022-02-24T17:29:52Z-
dc.date.issued2020-11-10-
dc.date.submitted2022-02-24-
dc.identifier.citationARANTES, Ezequiel Edilson Felix. Fé, inteligência emocional e resiliência: um estudo sobre estes conceitos, sob o ponto de vista de licenciandos do curso de Física da UFPE/CAA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43013-
dc.description.abstractO ser humano é um ser social, imerso em uma sociedade, é produtor e reprodutor de cultura e está, a todo momento, a mercê de acontecimentos que podem ser agradáveis ou não, podendo gerar emoções boas ou más. Tais emoções afetam diretamente o enfrentamento desses acontecimentos e para que haja o equilíbrio das mesmas, é necessário desenvolver a Inteligência Emocional, que permitirá que lide com elas de forma tranquila. Ao tratarmos do enfrentamento das situações adversas que ocorrem na vida do ser, encontramos a Resiliência. Ela irá permitir que o indivíduo volte ao equilíbrio emocional, desestabilizado a partir das adversidades. Como quaisquer seres humanos, para os alunos do curso de Física da UFPE/CAA essas adversidades também estão presentes, sendo necessário que a todo momento busquem esse equilíbrio emocional, para que assim, consigam superar as dificuldades encontradas durante o curso. Mas, será que o aluno que possui fé em um ser superior, independentemente de qual religião seja adepto, consegue desenvolver uma maior Inteligência Emocional e uma melhor Resiliência e, a partir disso, consegue vivenciar momentos difíceis no curso de forma mais tranquila? O nosso objetivo geral foi estudar como se apresentou a Inteligência Emocional e a Resiliência em graduandos, em relação à existência ou não de fé. E os específicos foram: Analisar a importância da Inteligência Emocional, Fé e Resiliência, para a vida acadêmica; Investigar o que os graduandos compreendem por Inteligência Emocional, Fé e Resiliência; Identificar se os alunos que demonstraram possuir um alto nível de Inteligência Emocional e de Resiliência, consideraram possuir fé; Analisar a média de Inteligência Emocional e de Resiliência, apresentada pelos alunos que possuem fé e daqueles que referiram não a possuir; Estabelecer uma relação entre Fé, Inteligência Emocional e Resiliência, caso exista. 40 alunos participaram da nossa pesquisa e, como resultados, podemos mencionar que a grande maioria com IE “Alta” ou “Muito Alta” eram possuidores de fé em um Deus (85,72%), assim como ocorreu com a grande maioria dos que obteve níveis de Resiliência “Alto” ou “Muito Alto” (87,09%), sugerindo haver uma relação entre os níveis de Inteligência Emocional e de Resiliência e a fé em um Deus. Segundo os mesmos, a fé em Deus os auxiliou, em algum momento durante o curso, no enfrentamento de adversidades, pois conseguiram lidar mais facilmente com suas emoções e retomar ao estado de equilíbrio, quando se sentiram afetados. Tal pesquisa nos proporcionou um grande aprendizado, tanto pessoal, quanto como futuro professor de Física, visto que pudemos perceber ainda mais o quão complexo é o ser humano e como fatores externos podem influenciar positiva ou negativamente a sua vida como estudante. Acreditamos que outras investigações poderão aprofundar mais a temática e oferecer resultados ainda mais significativos, contribuindo para que os professores e futuros professores, tanto da Física quanto das diversas áreas do conhecimento, possam compreender melhor a complexidade de seus alunos.pt_BR
dc.format.extent86p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectResiliência (Traço da personalidade)pt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitários – Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.titleFé, inteligência emocional e resiliência: um estudo sobre estes conceitos, sob o ponto de vista de licenciandos do curso de Física da UFPE/CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1428625991840153pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6290932776785382pt_BR
dc.description.abstractxThe human being is a social being, immersed in a society, is a producer and reproducer of culture and is, at all times, at the mercy of events that can be pleasant or not, and can generate good or bad emotions. Such emotions directly affect the coping with these events and in order for them to be balanced, it is necessary to develop Emotional Intelligence, which will allow you to deal with them in a tranquility way. When dealing with coping adverse situations that occur in the life of the being, we find Resilience. It will allow the individual to return to emotional balance, destabilized from adversity. As any human beings, for the students of the Physics course at UFPE / CAA these adversities are also present, and it is necessary that they always seek this emotional balance, so that they can overcome the difficulties encountered during the course. But, does the student that has faith in a higher being, regardless of which religion he is adept in, manage to develop greater Emotional Intelligence and better Resilience and, from that, can experience difficult moments in the course more calmly? Our general objective was to study how Emotional Intelligence and Resilience were presented to undergraduates, in relation to the existence or not of faith. And the specifics were: Analyze the importance of Emotional Intelligence, Faith and Resilience; Identify if the students that have demonstrated a high level of Emotional Intelligence and Resilience, considered having faith; Analyze the average of Emotional Intelligence and Resilience, presented by students who have faith and those that reported not having it; Settle a relationship between Faith, Emotional Intelligence and Resilience, if any. 40 students participated in our research and, As a result, we can mention that the vast majority of students with IE “High” or “Very High” had faith in a God (85.72%), as well as the vast majority of those who obtained “High” Resilience levels or “Very High” (87.09%), thus, strongly suggesting a relationship between the levels of Emotional Intelligence and Resilience and faith in a God. According to them, faith in God helped them, at some point during the course, in facing adversity, because they were able to deal more easily with their emotions and return to the state of balance, when they felt affected. Such research provided us with a great learning experience, both personally and as a future Physics teacher, since we could understand even more, how complex the human being is and how external factors can positive or negatively influence his life as a student. We believe that other investigations can further deepen the theme and offer even more significant results, contributing so that teachers and future teachers, both in physics and in the various areas of knowledge, can better understand the complexity of their students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARANTES, Ezequiel Edilson Felix.pdf856,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons