Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42988

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORRÊA, Lucilena Ferraz Castanheira-
dc.contributor.authorMEDEIROS FILHO, Miguel LIma-
dc.date.accessioned2022-02-23T15:43:00Z-
dc.date.available2022-02-23T15:43:00Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.date.submitted2022-02-23-
dc.identifier.citationMEDEIROS FILHO, Miguel Lima. Uma análise da reestruturação do setor automobilístico brasileiro entre o período de 1956 a 2010. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42988-
dc.description.abstractO presente estudo busca analisar a reestruturação ocorrida no setor automobilístico brasileiro desde o Plano de Metas até o ano de 2010, com impactos na economia interna. É importante ressaltar que as mudanças estruturais que ocorreram no setor, fez com que as montadoras investissem mais em P&D para fazer frente a concorrência ocorrida principalmente a partir dos anos de 1990 com a abertura da economia via processo de privatizações. Movimento que resultou em uma maior inserção do país no mercado mundial, explicada pela entrada de novos competidores no mercado. Nesse sentido, é importante pontuar importantes tomadas de decisões centrando no desenvolvimento do setor ao longo do período analisado, principalmente no que se refere aos diversos acordos assinados com a intenção de dar continuidade ao crescimento econômico brasileiro, mesmo diante de várias turbulências econômicas e políticas que o país atravessou. Para isso, a metodologia utilizada ao longo deste trabalho se concentrou em uma pesquisa bibliográfica focada no tema central – setor automobilístico -, bem como no período temporal proposto. Diante disso, é relevante ressaltar que os incentivos fornecidos pelo Estado foram primordiais para inserir o setor na dinâmica mundial. Nesse sentido é fato que os de resultados positivos como os incentivos tecnológicos acabaram por acarretar saldos positivos da balança comercial e consequentemente, um maior investimento para uma indústria mais competitiva.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndústria automobilística - Brasilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectProduto interno brutopt_BR
dc.subjectIncentivos na indústria - Política governamentalpt_BR
dc.titleUma análise da reestruturação do setor automobilístico brasileiro entre o período de 1956 a 2010.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6635091311672811pt_BR
dc.description.abstractxThe present study seeks to analyze the restructuring that took place in the Brazilian automobile sector since the Plan of Goals until the year 2010, with impacts on the internal economy. It is important to emphasize that the structural changes that occurred in the sector, caused the automakers to invest more in R&D to face the competition that occurred mainly from the 1990s with the opening of the economy through the privatization process. Movement that resulted in a greater insertion of the country in the world market, explained by the entry of new competitors in the market. In this sense, it is important to point out important decision-making focusing on the development of the sector over the period analyzed, especially with regard to the various agreements signed with the intention of continuing Brazilian economic growth, even in the face of various economic and political turbulences that the country crossed. In view of this, it is relevant to emphasize that the incentives provided by the State were essential to insert the sector in the global dynamics. Process that was possible to verify through positive results with the technological incentives, leading to positive balances of the commercial balance and, consequently, a bigger investment for a more competitive industry.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MEDEIROS FILHO, Miguel Lima.pdf1,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons