Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42988
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CORRÊA, Lucilena Ferraz Castanheira | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS FILHO, Miguel LIma | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-23T15:43:00Z | - |
dc.date.available | 2022-02-23T15:43:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-23 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS FILHO, Miguel Lima. Uma análise da reestruturação do setor automobilístico brasileiro entre o período de 1956 a 2010. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42988 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo busca analisar a reestruturação ocorrida no setor automobilístico brasileiro desde o Plano de Metas até o ano de 2010, com impactos na economia interna. É importante ressaltar que as mudanças estruturais que ocorreram no setor, fez com que as montadoras investissem mais em P&D para fazer frente a concorrência ocorrida principalmente a partir dos anos de 1990 com a abertura da economia via processo de privatizações. Movimento que resultou em uma maior inserção do país no mercado mundial, explicada pela entrada de novos competidores no mercado. Nesse sentido, é importante pontuar importantes tomadas de decisões centrando no desenvolvimento do setor ao longo do período analisado, principalmente no que se refere aos diversos acordos assinados com a intenção de dar continuidade ao crescimento econômico brasileiro, mesmo diante de várias turbulências econômicas e políticas que o país atravessou. Para isso, a metodologia utilizada ao longo deste trabalho se concentrou em uma pesquisa bibliográfica focada no tema central – setor automobilístico -, bem como no período temporal proposto. Diante disso, é relevante ressaltar que os incentivos fornecidos pelo Estado foram primordiais para inserir o setor na dinâmica mundial. Nesse sentido é fato que os de resultados positivos como os incentivos tecnológicos acabaram por acarretar saldos positivos da balança comercial e consequentemente, um maior investimento para uma indústria mais competitiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Indústria automobilística - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Produto interno bruto | pt_BR |
dc.subject | Incentivos na indústria - Política governamental | pt_BR |
dc.title | Uma análise da reestruturação do setor automobilístico brasileiro entre o período de 1956 a 2010. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6635091311672811 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study seeks to analyze the restructuring that took place in the Brazilian automobile sector since the Plan of Goals until the year 2010, with impacts on the internal economy. It is important to emphasize that the structural changes that occurred in the sector, caused the automakers to invest more in R&D to face the competition that occurred mainly from the 1990s with the opening of the economy through the privatization process. Movement that resulted in a greater insertion of the country in the world market, explained by the entry of new competitors in the market. In this sense, it is important to point out important decision-making focusing on the development of the sector over the period analyzed, especially with regard to the various agreements signed with the intention of continuing Brazilian economic growth, even in the face of various economic and political turbulences that the country crossed. In view of this, it is relevant to emphasize that the incentives provided by the State were essential to insert the sector in the global dynamics. Process that was possible to verify through positive results with the technological incentives, leading to positive balances of the commercial balance and, consequently, a bigger investment for a more competitive industry. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEDEIROS FILHO, Miguel Lima.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons