Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42979

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Ana Maria de-
dc.contributor.authorSILVA, Paulo Eduardo do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-02-23T12:20:33Z-
dc.date.available2022-02-23T12:20:33Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2022-02-22-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Eduardo do Nascimento. As dificuldades do ensino de história nos anos iniciais: uma análise a partir dos olhares dos professores de uma escola municipal em Santa Cruz do Capibaribe - PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42979-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma discussão acerca das dificuldades existentes dentro do contexto do ensino de história nos anos iniciais. Ao longo do trabalho buscamos responder ao questionamento: Quais são as maiores dificuldades encontradas dentro do contexto do ensino de história nos anos iniciais? Como objetivo geral trazemos: Compreender as principais dificuldades dentro do contexto do ensino de história nos anos iniciais. Como objetivos específicos elencamos: Identificar no cotidiano da sala de aula situações que dificultam a aprendizagem dos conteúdos de história; Analisar como ocorre o diálogo entre os PCNs de História e a materialização dos planejamentos de aula e conhecer como ocorre a articulação entre os conteúdos programáticos de história e o desenvolvimento em sala de aula. Pesquisa de natureza qualitativa, trazendo uma discussão à luz dos parâmetros curriculares do Ensino de História e do levantamento de dados através de um questionário aplicado a professores de uma escola da Rede Municipal de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Como resultados identificamos que muitas dificuldades podem aparecer para atrapalhar o processo formativo dos alunos, impactando as possibilidades de desenvolvimento, sendo, os escassos materiais pedagógicos, o tempo, a polidocência, poucas formações continuadas, entre outras situações, exemplos dessa condição, além dos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs) através de Eixos Temáticos que propõem que os conteúdos possam ser trabalhados com mais consistência, mostrando conhecimento acerca do espaço/tempo do aluno.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleAs dificuldades do ensino de história nos anos iniciais : uma análise a partir dos olhares dos professores de uma escola municipal em Santa Cruz do Capibaribe – PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7915441206346493pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9005332507052601pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia - Paulo Eduardo do Nascimento Silva.pdf339,39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons