Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42969

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDIAS, Roberta Pereira-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Ítalo Macedo-
dc.date.accessioned2022-02-22T15:22:06Z-
dc.date.available2022-02-22T15:22:06Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.date.submitted2022-02-22-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Ítalo Macedo. Por que a desordem? Uma reflexão sobre o conceito de entropia em um curso superior de química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42969-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar como as concepções alternativas dos licenciandos, que cursam a disciplina de Físico Química I do curso de Química Licenciatura do Campus do Agreste – UFPE, acerca do nível microscópico da matéria podem influenciar no seu entendimento sobre o conceito de entropia. Para tanto, procedeu-se o levantamento bibliográfico de trabalhos de conclusão de curso do campus que abordassem o conceito, em seguida realizou-se uma investigação sobre as concepções alternativas dos discentes sobre entropia, para isso utilizou-se dois questionários, o primeiro os alunos responderam antes de estudar o conceito na disciplina de Físico-química I e o segundo após terem estudado. Os resultados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica mostraram que existe uma escassez de pesquisas sobre a temática e que grande parte dos alunos continuam a associar o conceito de entropia ao termo desordem mesmo após cursarem a disciplina. Com relação a investigação sobre as concepções dos alunos percebeu-se que a utilização de analogias envolvendo objetos macroscópicos apenas reforça a ideia da entropia em termos da desordem, fazendo com que os alunos adquiram uma concepção equivocada sobre o conceito. Além disso, a cada 4 alunos cerca de 3 alunos não conseguem relacionar o conceito de entropia com o nível microscópico da matéria, visto que, não compreendem o conceito de microestado e a grande maioria não faz associação com os níveis de energia, fatores que são essenciais para a construção do conceito de entropia sob a ótica da termodinâmica estatística, mesmo após terem cursado a disciplina de Físico-química I. Nesse sentido, uma estratégia que pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem do conceito é utilizar de alguns recursos didáticos disponíveis na literatura que abordam o conceito sob o ponto de vista da termodinâmica estatística, destacando pontos essenciais como microestados, níveis de energia e distribuição estatística. A partir desses recursos, elaborou-se uma sequência didática visando oferecer um suporte na construção de um modelo conceitual de entropia condizente com o que é exigido pela comunidade científica.pt_BR
dc.format.extent84p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Ensino superior – Metodologiapt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectEntropiapt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.titlePor que a desordem? Uma reflexão sobre o conceito de entropia em um curso superior de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7710191079886400pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6601543555585042pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aimed to investigate how the alternative conceptions of the undergraduate students, who are studying Physics Chemistry I in the Chemistry Degree course at Campus do Agreste - UFPE, about the microscopic level of the matter may not lead to their understanding of the concept of entropy. To do so, a bibliographic survey of the course completion works on the campus that addressed the concept was carried out, followed by an investigation of the students' alternative conceptions about entropy, for this purpose two questionnaires were used, the first the students results before studying the concept in Physics-Chemistry I and the second after studying. The results obtained from the bibliographic research showed that there is a scarcity of research on the subject and that a large part of the students continues to associate the concept of entropy with the term disorder even after attending the discipline. Concerning investigation about students' conceptions, realized which the use of analogies involving macroscopic objects only reinforces the idea of entropy in terms of disorder, making students acquire a misconception about the concept. Besides, for every 4 students about 3 students are unable to relate the concept of entropy to the microscopic level of the matter, since they do not understand the concept of microstate and the vast majority do not associate with energy levels, factors that are essential for the construction of the concept of entropy from the perspective of thermodynamic statistics, even after having studied Physics Chemistry I. In this sense, a strategy that can assist in the teaching-learning process of the concept is to use some didactic resources available in literature that approach the concept from the point of view of thermodynamic statistics, highlighting essential points such as microstates, energy levels, and statistical distribution. From these resources, a didactic sequence was elaborated, aiming to offer support in the construction of a conceptual model of entropy consistent with what is required by the scientific community.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GONÇALVES, Ítalo Macêdo.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons