Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42969
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DIAS, Roberta Pereira | - |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Ítalo Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T15:22:06Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T15:22:06Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-22 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Ítalo Macedo. Por que a desordem? Uma reflexão sobre o conceito de entropia em um curso superior de química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42969 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo investigar como as concepções alternativas dos licenciandos, que cursam a disciplina de Físico Química I do curso de Química Licenciatura do Campus do Agreste – UFPE, acerca do nível microscópico da matéria podem influenciar no seu entendimento sobre o conceito de entropia. Para tanto, procedeu-se o levantamento bibliográfico de trabalhos de conclusão de curso do campus que abordassem o conceito, em seguida realizou-se uma investigação sobre as concepções alternativas dos discentes sobre entropia, para isso utilizou-se dois questionários, o primeiro os alunos responderam antes de estudar o conceito na disciplina de Físico-química I e o segundo após terem estudado. Os resultados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica mostraram que existe uma escassez de pesquisas sobre a temática e que grande parte dos alunos continuam a associar o conceito de entropia ao termo desordem mesmo após cursarem a disciplina. Com relação a investigação sobre as concepções dos alunos percebeu-se que a utilização de analogias envolvendo objetos macroscópicos apenas reforça a ideia da entropia em termos da desordem, fazendo com que os alunos adquiram uma concepção equivocada sobre o conceito. Além disso, a cada 4 alunos cerca de 3 alunos não conseguem relacionar o conceito de entropia com o nível microscópico da matéria, visto que, não compreendem o conceito de microestado e a grande maioria não faz associação com os níveis de energia, fatores que são essenciais para a construção do conceito de entropia sob a ótica da termodinâmica estatística, mesmo após terem cursado a disciplina de Físico-química I. Nesse sentido, uma estratégia que pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem do conceito é utilizar de alguns recursos didáticos disponíveis na literatura que abordam o conceito sob o ponto de vista da termodinâmica estatística, destacando pontos essenciais como microestados, níveis de energia e distribuição estatística. A partir desses recursos, elaborou-se uma sequência didática visando oferecer um suporte na construção de um modelo conceitual de entropia condizente com o que é exigido pela comunidade científica. | pt_BR |
dc.format.extent | 84p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Ensino superior – Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Entropia | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Por que a desordem? Uma reflexão sobre o conceito de entropia em um curso superior de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FREITAS, Ana Paula de Souza de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7710191079886400 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6601543555585042 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed to investigate how the alternative conceptions of the undergraduate students, who are studying Physics Chemistry I in the Chemistry Degree course at Campus do Agreste - UFPE, about the microscopic level of the matter may not lead to their understanding of the concept of entropy. To do so, a bibliographic survey of the course completion works on the campus that addressed the concept was carried out, followed by an investigation of the students' alternative conceptions about entropy, for this purpose two questionnaires were used, the first the students results before studying the concept in Physics-Chemistry I and the second after studying. The results obtained from the bibliographic research showed that there is a scarcity of research on the subject and that a large part of the students continues to associate the concept of entropy with the term disorder even after attending the discipline. Concerning investigation about students' conceptions, realized which the use of analogies involving macroscopic objects only reinforces the idea of entropy in terms of disorder, making students acquire a misconception about the concept. Besides, for every 4 students about 3 students are unable to relate the concept of entropy to the microscopic level of the matter, since they do not understand the concept of microstate and the vast majority do not associate with energy levels, factors that are essential for the construction of the concept of entropy from the perspective of thermodynamic statistics, even after having studied Physics Chemistry I. In this sense, a strategy that can assist in the teaching-learning process of the concept is to use some didactic resources available in literature that approach the concept from the point of view of thermodynamic statistics, highlighting essential points such as microstates, energy levels, and statistical distribution. From these resources, a didactic sequence was elaborated, aiming to offer support in the construction of a conceptual model of entropy consistent with what is required by the scientific community. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4321016867381686 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GONÇALVES, Ítalo Macêdo.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons