Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42958
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | MELO, Rosane Agostinha de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T11:32:53Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T11:32:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-21 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Rosane Agostinha de. Poluição do rio Una: uma temática para trabalhar a educação ambiental, a partir de uma abordagem CTSA, com alunos do ensino médio da cidade de Cachoeirinha/PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42958 | - |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental (EA) passou a ser mais discutida na sociedade devido ao foco voltado para problemas ambientais ocasionados pelo homem. Este trabalho trata de uma abordagem de Educação Ambiental na escola, utilizando o conteúdo Ciclos Biogeoquímicos, com uma abordagem CTSA, para tratar a cerca da poluição do Rio Una, na cidade de Cachoeirinha/PE. A pesquisa surgiu a partir da poluição atual no Rio Una em Cachoeirinha/PE, gerado por lixo e esgoto doméstico, tendo por objetivo proporcionar conhecimentos essenciais para a compreensão da gravidade da poluição para o meio ambiente. A pesquisa teve cunho qualitativo, tendo como metodologia a utilização de pré e pós-questionário para análise da concepção dos estudantes, aula contextualizada dialogada para explanação do conhecimento científico sobre a Educação Ambiental, os ciclos biogeoquímicos, assim como a poluição do Rio Una em Cachoeirinha/PE. Após a intervenção da pesquisadora foram organizados grupos de alunos para a realização de pesquisas, em que apresentaram estratégias de divulgação do conhecimento adquirido, no intuito de minimizar a poluição no Rio Una em Cachoeirinha/PE. Dentre as estratégias foram selecionados a produção de cartazes informativos para exposição na escola e postagem nas redes sociais. Com base nos resultados da pesquisa, analisados a partir do referencial teórico, demonstrou-se a possibilidade de instigar os educandos a promoverem ações de combate a poluição na cidade de Cachoeirinha/PE, a partir da compreensão dos ciclos biogeoquímicos, utilizando a abordagem CTSA. Do ponto de vista teórico, a abordagem CTSA é recomendada, para que os conteúdos escolares tenham sentido para os estudantes, permitindo que seja possível aos educandos exercerem a cidadania através da atuação social. Desta forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para a disseminação da informação, no intuito de promover uma sensibilização dos estudantes, comunidade escolar, e consequentemente da população, a partir do material divulgado | pt_BR |
dc.format.extent | 69p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Una, Rio (PE) | pt_BR |
dc.title | Poluição do rio Una: uma temática para trabalhar a educação ambiental, a partir de uma abordagem CTSA, com alunos do ensino médio da cidade de Cachoeirinha/PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0319070995947180 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Environmental Education (EA) has become more discussed in society due to its focus on environmental problems caused by man. This work deals with an approach of Environmental Education in the school, using the Biogeochemical Cycles content, with a CTSA approach, to treat about the pollution of the River Una, in the city of Cachoeirinha / PE. The research came from current pollution in the Rio Una in Cachoeirinha / PE, generated by garbage and domestic sewage, aiming to provide essential knowledge to understand the severity of pollution to the environment. The research had a qualitative character, having as a methodology the use of pre and post-questionnaire for analysis of students' conception, a contextualized dialogue for the explanation of scientific knowledge about Environmental Education, biogeochemical cycles, as well as the pollution of the Rio Una in Cachoeirinha / PE. After the intervention of the researcher, groups of students were organized to carry out researches, in which they presented strategies of dissemination of the knowledge acquired, in order to minimize pollution in Rio Una in Cachoeirinha / PE. Among the strategies were selected the production of informative posters for exhibition in the school and posting in social networks. Based on the results of the research, analyzed from the theoretical framework, it was demonstrated the possibility of instigating students to promote actions to combat pollution in the city of Cachoeirinha / PE, from the understanding of biogeochemical cycles, using the CTSA approach. From a theoretical point of view, the CTSA approach is recommended, so that school content makes sense for students, allowing students to be able to exercise citizenship through social action. Thus, it is expected that this work can contribute to the dissemination of information, in order to promote awareness among students, the school community, and consequently of the population, based on the material disclosed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELO, Rosane Agostinha de.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons