Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42913

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMIKOSZ, Karina da Silva Carvalho-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Maria Josicleide Queiroz do-
dc.date.accessioned2022-02-17T21:31:12Z-
dc.date.available2022-02-17T21:31:12Z-
dc.date.issued2021-04-26-
dc.date.submitted2022-02-17-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Josicleide Queiroz do. Formação de preço em micro e pequenas empresas (MPEs): um estudo no comércio alimentício de Caruaru-PE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42913-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem objetivo de verificar como os gestores de micro e pequenas empresas (MPEs), do setor de comércio alimentício de Caruaru-PE, formulam o preço final dos produtos. Diante disso buscou-se: i) caracterizar o perfil dos gestores de MPEs do comércio alimentício de Caruaru; ii) verificar o conhecimento dos gestores em relação aos elementos formativos do preço de venda dos produtos; iii) identificar os métodos de formação de preços utilizados pelos gestores. Para atingir tal objetivo, foram adotados como métodos uma tipologia estatística descritiva, através de uma pesquisa de campo para assim compreender melhor a realidade dos gestores. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista semiestruturado com questões abertas e fechadas. A pesquisa foi realizada em 2019 com 9 (nove) gestores desse comércio, pois detinham as informações necessárias para as análises do presente estudo. Como principais conclusões, foi possível identificar que, a maioria dos pesquisados é do gênero feminino e possui maior nível de escolaridade. Quanto ao tempo de existência das MPEs, apenas 3 (três) organizações têm mais de cinco anos, gerando assim uma preocupação com as demais, já que estudos revelam que empresas com menos de cinco anos têm mais probabilidade de fecharem as portas o elemento formativo de preço considerado pelos gestores são os custos, realizando controle de custos/ despesas. Quanto ao método adotado estes fazem a comparação dos valores com a concorrência e eleva os preços caso esteja abaixo dos concorrentes.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlimentos – Política de preçospt_BR
dc.subjectAlimentos - Comérciopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas - Administraçãopt_BR
dc.titleFormação de preço em micro e pequenas empresas (MPEs): um estudo no comércio alimentício de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4091457266640943pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2738411807625509pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to verify how the managers of micro and small companies (MSEs), in the food trade sector of Caruaru-PE, formulate the final price of the products. In view of this, we sought to: i) characterize the profile of SME managers in the food trade of Caruaru; ii) verify the managers' knowledge in relation to the formative elements of the sale price of the products; iii) identify the pricing methods used by managers. To achieve this goal, a descriptive statistical typology was adopted as methods, through field research to better understand the reality of managers. A semi structured interview script with open and closed questions was used as a research instrument. The research was carried out in 2019 with 9 (nine) managers of this trade, as they held the necessary information for the analysis of the present study. As main conclusions, it was possible to identify that the majority of those surveyed are female and have a higher level of education. As for the time of existence of MSEs, only 3 (three) organizations are more than five years old, thus generating a concern with the others, since studies show that companies under five years old are more likely to close the doors of the training element of The price considered by the managers is the costs, carrying out cost / expense control. As for the method adopted, they compare values with the competition and raise prices if they are below competitors.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NASCIMENTO, Maria Josicleide Queiroz do.pdf780,98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons