Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4290
Título: CARCINOCULTURA: uma alternativa para a diversificação das exportações do Maranhão
Autor(es): Paula Pereira Jorge, Anna
Palavras-chave: Mercado; Carcinocultura; Desenvolvimento sustentável; Vantagens comparativas e competitivas; Exportação
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Paula Pereira Jorge, Anna; César Santos de Oliveira, Augusto. CARCINOCULTURA: uma alternativa para a diversificação das exportações do Maranhão. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Carcinocultura uma alternativa para a diversificação das exportações do Maranhão. Trata-se de pesquisa exploratória cujo objetivo é demonstrar a importância da carcinocultura como alternativa promissora para o crescimento sócio-econômico do Estado do Maranhão. As vantagens existentes para o desenvolvimento da atividade ao longo de seu litoral, se exploradas de forma planejada, levarão a uma diversificação das exportações maranhenses. Partindo desse pressuposto, tornou-se necessário caracterizar, preliminarmente, a inter-relação entre os termos carcinocultura, desenvolvimento sustentável, vantagens comparativas e competitivas. Descreve-se o histórico da carcinocultura mundial, no Brasil e no Maranhão, assim como destacam-se algumas vantagens comparativas e competitivas do Nordeste brasileiro e, especificamente, do Maranhão, as quais tornam ambos aptos a implantar e desenvolver a atividade de forma promissora. Analisam-se as condições de existência de mercados consumidores internos e externos de camarões cultivados, a fim de estabelecer-se um paralelo entre o sucesso da atividade no mundo e no Brasil, principalmente na região nordeste, e o seu potencial de desenvolvimento no Maranhão. Destacam-se, ainda, os atuais mercados produtores de camarões cultivados, observando-se suas características e limitações e enfatizam-se os benefícios da carcinocultura, tendo como base a sustentabilidade ambiental, econômica e social, validando, assim, o investimento na atividade como alternativa de diversificação da pauta de comercialização do Estado do Maranhão
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4290
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5912_1.pdf2,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.