Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42882

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Elisabeth Cavalcante dos-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria José Felipe dos-
dc.date.accessioned2022-02-16T15:37:41Z-
dc.date.available2022-02-16T15:37:41Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.date.submitted2022-02-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria José Felipe dos. Economia colaborativa no Brasil: uma revisão sistemática da literatura no campo da administração. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42882-
dc.description.abstractA economia colaborativa é um tema inovador e seu debate na academia ainda se encontra em fase inicial, porém o tema tem se tornado promissor tanto no mercado quanto na academia, e tentar compreender como este debate tem sido estruturado na literatura é muito importante. Desse modo, este trabalho tem como objetivo compreender como o campo da administração tem discutido este fenômeno. A fim de alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Spell – Scientific periodicals Electronic Library, Scielo – Scientific Electronic Library Online e na base de dados catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, onde ao estabelecer como critérios de inclusão os trabalhos publicados nos últimos 11 anos, do idioma português, publicados em revista de gestão, foi possível identificar que a discussão a respeito do tema no campo da administração, iniciou no ano de 2013, alcançando seu auge no ano de 2019, e que são poucos os autores que escreveram mais de um artigo sobre o tema, chegando a conclusão que o número de publicações ainda é escasso, no entanto são muitas as revistas que publicam sobre a economia colaborativa o que indica que esta discussão tem ocorrido sob diferentes perspectivas e com diferentes abordagens. O resultado da análise dos artigos aponta que a área de marketing tem se destacado nesta discussão, visto que uma boa parte dos autores buscam compreender o comportamento do consumidor colaborativo, assim como a relação da economia colaborativa com o meio ambiente, embora não exista nenhuma comprovação científica que ateste esta relação.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEconomia socialpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleEconomia colaborativa no Brasil: uma revisão sistemática da literatura no campo da administração.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908041021886939pt_BR
dc.description.abstractxThe collaborative economy is an innovative theme, and its debate in the academy is still in its initial phase, however the topic has become promising both in the market and in the academy and trying to understand how this debate has been structured in the literature is very important. This work aims to understand how the field of administration has discussed this phenomenon. In this way a research was carried out in the databases Spell - Scientific Periodicals Electronic Library, Scielo - Scientific Electronic Library Online and in the database Theses catalog and CAPES Dissertations. It was possible to identify that the discourse on the theme began in 2013, reaching its peak in 2019. Few authors have written more than one article on the theme, and the number of publications is still scarce, however the magazines that publish on the topic are very varied, which suggests that the discourse on the topic has taken place under different perspectives and with different approaches. The result of the analysis of the articles indicates that the marketing area has stood out in this discourse, since that a good part of the authors seek to understand the behavior of this collaborative consumer, as well as the relationship of the collaborative economy with the environment, even though there is no scientific evidence that attests to this relationship.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Maria José Felipe dos.pdf667,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons