Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42866

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCLEMENTE, Thárcylla Rebecca Negreiros-
dc.contributor.authorSILVA, Pedro Henrique Acioli-
dc.date.accessioned2022-02-15T18:42:16Z-
dc.date.available2022-02-15T18:42:16Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.date.submitted2022-02-15-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Henrique Acioli. Modelo de gerenciamento de estoque para auxílio na tomada de decisão em uma indústria alimentícia. / Pedro Henrique Acioli Silva. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42866-
dc.description.abstractA forma como o gerenciamento do estoque ocorre em uma empresa tem um forte impacto no sucesso do negócio, especialmente quando esta empresa tem grande representatividade dos estoques nos seus ativos, como é o caso de empresas de distribuição alimentícia. Neste contexto, as decisões estratégicas envolvem, em geral, avaliações entre o alcance do nível de serviço satisfatório, a redução dos custos dos estoques e o aumento da eficiência operacional. Por esta perspectiva, as decisões estratégicas sobre estoques são fatores que podem assegurar vantagem competitiva para as empresas. O objetivo deste trabalho é formular um modelo de gerenciamento de estoques que auxilie a gerência no processo de tomada de decisão estratégica em uma distribuidora alimentícia. O modelo apresenta características quantitativas e tem como base métodos de previsão de séries temporais. As previsões foram analisadas quanto ao erro inerente às mesmas, e aplicadas aos itens mais representativos em termos de lucratividade para a empresa. Através da análise dos erros foram propostos estoques de segurança compatíveis com vários níveis de serviço almejados pela empresa em estudo. Desta forma foi possível analisar os indicadores entre o nível de serviço, o custo e a eficiência operacional, fornecendo informações valiosas para o processo de tomada de decisões estratégicas.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração de materialpt_BR
dc.subjectControle de estoquept_BR
dc.subjectDistribuição de mercadoriaspt_BR
dc.subjectLogística empresarialpt_BR
dc.subjectProcesso decisório - Modelos matemáticospt_BR
dc.titleModelo de gerenciamento de estoque para auxílio na tomada de decisão em uma indústria alimentícia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2747848879151229pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6533366910211925pt_BR
dc.description.abstractxThe way inventory management occurs in a company has a strong impact on business success, especially when the company has a large representativeness of inventory in its assets, such as food distribution companies. In this context, strategic decisions generally involve assessments of the achievement of satisfactory service levels, reduction of inventory costs, and increased operational efficiency. From this perspective, strategic decisions on inventories are factors that can ensure a competitive advantage for companies. The objective of this work is to formulate a stock management model that assists management in the process of strategic decision making in a food distributor. The model presents quantitative characteristics and is based on time series forecasting methods. The forecasts were evaluated by measures of forecasting errors, and applied to the most representative items in terms of profitability for the company. Through the evaluation of the forecasting errors were proposed safety stocks compatible with several levels of service sought by the company under study. In this way, it was possible to analyze the indicators of service level, cost, and operational efficiency, providing valuable information for the strategic decision-making process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Pedro Henrique Acioli.pdf782,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons