Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42856
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Girlene da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:31:43Z | - |
dc.date.available | 2022-02-15T14:31:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Girlene da. Dispositivo: sala de aula do 6º ano e suas relações de forças. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42856 | - |
dc.description.abstract | A sala de aula é o espaço de constantes interações entre professores e alunos, onde algumas são verdadeiramente profundas. Toda comunidade escolar acredita no sucesso deste espaço esperando que haja o aprendizado de conteúdos, como também, de ensinamentos que farão dos alunos seres capazes de enfrentar o mundo lá fora. Motivados em compreender os processos que permeiam e interferem na vida do sujeito e para melhor discutir suas decorrências, foi que surgiu o interesse desta pesquisa. Em consonância com a Filosofia da Diferença e com as discussões sobre o Mundo Líquido Moderno (BAUMAN, 2011), Experiência (LARROSA, 2002) e Dispositivo (AGAMBEN, 2005, 2009), (DELEUZE, 1990), (FOUCAULT, 2010); objetivamos descrever as relações de forças presentes em um dispositivo sala de aula do 6º ano. Nossa pesquisa tem caráter qualitativo, onde fizemos uso de questionários como instrumento para produção de dados, sendo estes 6 professores e 25 alunos do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no Agreste de Pernambuco. A discussão dos dados produzidos nos conduziu a uma reflexão sobre as linhas de forças presentes no ambiente de sala de aula nos levando a entender que as relações que se estabelecem neste dispositivo são de extrema importância para a consolidação do aprendizado. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Diferença (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Relações humanas | pt_BR |
dc.subject | Larrosa, Jorge | pt_BR |
dc.subject | Bauman, Zygmunt, 1925-2017 | pt_BR |
dc.title | Dispositivo: sala de aula do 6º ano e suas relações de forças. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2657943994071167 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The classroom is the space of constant interactions between teachers and students, where some are truly deep. Every school community believes in the success of this space hoping that there will be learning content as well as teachings that will make students able to face the outside world. Motivated to understand the processes that permeate and interfere in the subject's life and to better discuss their consequences, it was the interest of this research. In line with the Philosophy of Difference and the discussions on the Modern Liquid World (BAUMAN, 2011), Experience (LARROSA, 2002) and Device (AGAMBEN, 2005, 2009), (DELEUZE, 1990), (FOUCAULT, 2010); We aimed to describe the relationships of forces present in a 6th grade classroom device. Our research has a qualitative character, where we made use of questionnaires as instrument for data production, being these 6 teachers and 25 students of the 6th grade of the Final Years of Elementary School of a public school, located in Agreste de Pernambuco. The discussion of the data produced led us to a reflection on the lines of forces present in the classroom environment leading us to understand that the relationships established in this device are extremely important for the consolidation of learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Maria Girlene da.pdf | 779,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons