Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42856

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Girlene da-
dc.date.accessioned2022-02-15T14:31:43Z-
dc.date.available2022-02-15T14:31:43Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.date.submitted2022-02-14-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Girlene da. Dispositivo: sala de aula do 6º ano e suas relações de forças. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42856-
dc.description.abstractA sala de aula é o espaço de constantes interações entre professores e alunos, onde algumas são verdadeiramente profundas. Toda comunidade escolar acredita no sucesso deste espaço esperando que haja o aprendizado de conteúdos, como também, de ensinamentos que farão dos alunos seres capazes de enfrentar o mundo lá fora. Motivados em compreender os processos que permeiam e interferem na vida do sujeito e para melhor discutir suas decorrências, foi que surgiu o interesse desta pesquisa. Em consonância com a Filosofia da Diferença e com as discussões sobre o Mundo Líquido Moderno (BAUMAN, 2011), Experiência (LARROSA, 2002) e Dispositivo (AGAMBEN, 2005, 2009), (DELEUZE, 1990), (FOUCAULT, 2010); objetivamos descrever as relações de forças presentes em um dispositivo sala de aula do 6º ano. Nossa pesquisa tem caráter qualitativo, onde fizemos uso de questionários como instrumento para produção de dados, sendo estes 6 professores e 25 alunos do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no Agreste de Pernambuco. A discussão dos dados produzidos nos conduziu a uma reflexão sobre as linhas de forças presentes no ambiente de sala de aula nos levando a entender que as relações que se estabelecem neste dispositivo são de extrema importância para a consolidação do aprendizado.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectLarrosa, Jorgept_BR
dc.subjectBauman, Zygmunt, 1925-2017pt_BR
dc.titleDispositivo: sala de aula do 6º ano e suas relações de forças.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2657943994071167pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThe classroom is the space of constant interactions between teachers and students, where some are truly deep. Every school community believes in the success of this space hoping that there will be learning content as well as teachings that will make students able to face the outside world. Motivated to understand the processes that permeate and interfere in the subject's life and to better discuss their consequences, it was the interest of this research. In line with the Philosophy of Difference and the discussions on the Modern Liquid World (BAUMAN, 2011), Experience (LARROSA, 2002) and Device (AGAMBEN, 2005, 2009), (DELEUZE, 1990), (FOUCAULT, 2010); We aimed to describe the relationships of forces present in a 6th grade classroom device. Our research has a qualitative character, where we made use of questionnaires as instrument for data production, being these 6 teachers and 25 students of the 6th grade of the Final Years of Elementary School of a public school, located in Agreste de Pernambuco. The discussion of the data produced led us to a reflection on the lines of forces present in the classroom environment leading us to understand that the relationships established in this device are extremely important for the consolidation of learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Girlene da.pdf779,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons