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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Andrea Fernandes da-
dc.date.accessioned2022-02-14T15:23:57Z-
dc.date.available2022-02-14T15:23:57Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.date.submitted2022-02-11-
dc.identifier.citationSILVA, Andrea Fernandes da. Protagonistas de uma matemática utilitária: um estudo com feirantes de Passira-PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42836-
dc.description.abstractA matemática sempre ocupou um papel de destaque na sociedade, pois se desenvolveu a partir das necessidades básicas do homem. Dessa forma, ela está presente em diversas situações cotidianas, mesmo que muitas vezes não percebamos, por tratar de algo natural. Frequentemente estamos realizando medições, comparações, cálculos, entre outras atividades, sendo esses conceitos matemáticos. Temos também a matemática denominada formal, validada nas instituições de ensino, ensinada através de algoritmos, fórmulas, métodos e estratégias definidas. Com isso, temos uma matemática considerada informal e outra formal, nessa perspectiva buscamos investigar a matemática informal, através dos métodos utilizados pelos feirantes do município de Passira,onde na sua maioria não apresentam escolarização, por não terem dado continuidade aos estudos, mas que conseguem realizar os mais diversos cálculos enquanto exercem sua função. Objetivamos com isso compreender os diversos conhecimentos matemáticos existentes em alguns membros de este grupo social. Para isso, utilizamos como fundamentação teórica a Etnomatemática que tem como principal colaborador D’Ambrósio, tecendo relações com outros autores sendo está uma forma de demonstrar como as matemáticas estão intrínsecas a cultura dos sujeitos. Durante a entrevista, método utilizado, percebeu-se que os feirantes demonstraram habilidades matemáticas de cálculo mental, não contando com auxílio de outras ferramentas. Seus registros não estavam de acordo com os algoritmos ensinados nas instituições de ensino, apesar de apresentarem resultados corretos. Com isto, pode-se constar que existem outros modos de utilizar a matemática, além da formal,que também levam a resultados precisos, ou seja, apresentamos por meio deste trabalho que existem diferentes formas de reconhecer as matemáticas existentes nos diversos contextos e espaços.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectMatemática intuicionistapt_BR
dc.subjectFeirantespt_BR
dc.titleProtagonistas de uma matemática utilitária: um estudo com feirantes de Passira-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxMathematics has always played a prominent role in society, since it has developed from the basic needs of man. In this way, it is present in many everyday situations, even though we often do not realize it, because it is something natural. Often we are performing measurements, comparisons, calculations, among other activities, being these mathematical concepts. We also have other mathematics called formal, validated in educational institutions, taught through algorithms, formulas, methods and strategies defined by scholars. In this perspective, we seek to investigate the mathematical methods used by the fairgrounds of the city of Passira, that is to say, to consider the informal mathematics of these subjects, since these usually do not present schooling, or because they did not give continuity of studies, but who can perform the most diverse calculations while performing their function. We aim to understand the different mathematical knowledge existing in social groups. For this, we use as theoretical foundation the Ethnomathematics that has as main collaborator D'Ambrósio, weaving relations with other authors being this a way of demonstrating how the mathematics are intrinsic to the culture of the subjects, and how the school has disregarded these knowledges. The marketers demonstrated mathematical math skills, did not rely on other tools, only showed difficulty in recording their thinking, and their records were not in accordance with the algorithms taught in educational institutions, but presented correct results. It was with this intention that our research was directed, to demonstrate that there are other ways of thinking that also lead to precise results, we reaffirm that we did not aim to compare mathematics, but to look for ways to present the different ways of recognizing the mathematics existing in the different contexts and spaces.pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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