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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDAMASCENA, Elielson Oliveira-
dc.contributor.authorVIEIRA, Gutemberg Alves-
dc.date.accessioned2022-02-11T20:55:28Z-
dc.date.available2022-02-11T20:55:28Z-
dc.date.issued2015-07-15-
dc.date.submitted2022-02-11-
dc.identifier.citationVIEIRA, Gutemberg Alves. O plano de negócio como fator determinante na criação e gestão de empreendimentos: um estudo em micro e pequenas empresas comerciais do arranjo produtivo local de confecções do Agreste Pernambucano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42825-
dc.description.abstractO fechamento prematuro de empreendimentos de micro e pequeno porte devido à falta de planejamento e gestão têm recebido grande atenção nos últimos anos pelos órgãos que são responsáveis por apoiá-los e incentivá-los. Nesse sentido, considerando a importância do Plano de Negócios para a condução desses empreendimentos, a presente pesquisa objetivou investigar como se dá a prática de criação e gestão das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) comerciais do Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções do Agreste de Pernambuco. Para alcançar o objetivo do estudo, foi construído um quadro teórico sob os elementos considerados importantes e pertinentes ao tema. A pesquisa é classificada como exploratória com abordagem mista (quantitativa e qualitativa). Realizou-se 7 (sete) entrevistas semiestruturadas e observação simples e posteriormente, elaborou-se e aplicou-se 35 (trinta e cinco) questionários semi estruturados com os proprietários dessas MPEs, acessados no Polo Comercial em Caruaru, no Moda Center em Santa Cruz do Capibaribe e no Parque das Feiras em Toritama. A amostra foi classificada como não probabilística e por conveniência. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados pela técnica de análise do conteúdo e os dados dos questionários foram tabulados e tratados por procedimentos estatísticos básicos. Os resultados obtidos mostram que essa prática empreendedora realizada pelos sujeitos não segue fases distintas se iniciando com um resultado almejado e se concentrando nos meios para gerar esse resultado, e sim, com o que possuíam, sua experiência, seus conhecimentos e recursos próprios na tentativa de obter o seu negócio e serem independentes, alcançando os possíveis resultados sem a presença de um PN.pt_BR
dc.format.extent100p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPequenas e medias empresas – Administraçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectNegócios - Planejamentopt_BR
dc.subjectRoupas - Confecção – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectConglomerados (Empresas)pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titleO plano de negócio como fator determinante na criação e gestão de empreendimentos: um estudo em micro e pequenas empresas comerciais do arranjo produtivo local de confecções do Agreste Pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1551433803355231pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9144078755315768pt_BR
dc.description.abstractxThe premature closure of micro and small enterprises due to lack of planning and management have received great attention in recent years by the agencies that are responsible for supporting them. In this sense, considering the importance of the Business Plan (BP) for the conduct of these developments, the present study aimed to investigate practical aspects of the creation and management of Micro and Small Enterprises (MSEs) at the Local Productive Arrangement (APL) of Clothing in Pernambuco, Brazil. To achieve the objective of the study, it built a theoretical framework under the elements considered important and relevant to the topic. The research were classified as an exploratory study with mixed approach (quantitative and qualitative). It were made seven (7) semi-structured interviews and simple observation and then, it developed and applied 35 (thirty five) semi structured questionnaires to the owners of MSEs, accessed at the “Polo Comercial de Caruaru”, at the “Moda Center em Santa Cruz doCapibaribe” and atthe “Parque das FeirasemToritama”. The sample was classified as non-probabilistic and the subjects was chosen by convenience. The data collected in the interviews were analyzed by content analysis technique and the data from the questionnaires were tabulated and treated by basic statistical procedures.The results show that entrepreneurial practice by the subject does not follow distinct phases starting with a desired result and focusing on ways to generate this result, but with their possessions, their experience, their knowledge and resources in trying to get their business and to become independent, attaining the possible outcomes in the absence of a BP.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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