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Título : Análise da qualidade de vida no trabalho e sua relação com o estresse dos bancários: um estudo de caso em uma agência do agreste pernambucano.
Autor : OLIVEIRA, Jéssica Maria Santos de
Palabras clave : Qualidade de vida no trabalho; Bancários – Stress ocupacional; Administração do stress
Fecha de publicación : 12-feb-2015
Citación : OLIVEIRA, Jéssica Maria Santos de. Análise da qualidade de vida no trabalho e sua relação com o estresse dos bancários: um estudo de caso em uma agência do agreste pernambucano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Resumen : O presente estudo teve como objetivo geral analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e sua relação com o estresse dos bancários de uma agência do Agreste Pernambucano. Os objetivos específicos foram analisar a QVT percebida dos bancários; identificar o nível de estresse; relacionar a QVT com o estresse; e propor sugestões gerenciais de melhoria. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e pesquisa de campo, a qual se classificou como quantitativa e descritiva. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), o questionário baseado no modelo de QVT proposto por Walton, além de dezessete questões para conhecer o perfil demográfico e ocupacional dos respondentes. Também se utilizou o software Microsoft Excel (Office 2010) e o Statística 8.0. Nos resultados relativos à percepção de QVT, pôde-se perceber que através da compilação dos resultados a maioria mostrou-se satisfeita, porém algumas dimensões obtiveram índices muito baixo de satisfação, como a dimensão 1 (Compensação Justa e Adequada), 2 (Condições de Segurança), 4 (Oportunidades d Crescimento) e 7 (Equilíbrio Trabalho e Vida). Em relação à identificação do nível de estresse dos respondentes, percebeu se que 35,29% apresentaram sintomas significativos de estresse e que a maioria na fase de resistência, o que é um dado preocupante para a saúde dos mesmos e para a organização. No que se refere à relação entre as variáveis, observou-se que todas as dimensões apresentaram correlação fraca, porém a dimensão 6 (Direitos na Organização) obteve correlação igual a 0,39, a qual aproximou-se bastante do grau moderado. Foi percebido que a dimensão 5 (Integração Social na Organização) e 8 (Relevância Social do Trabalho) apresentaram correlação fraca porém positiva, o que pode indicar que ao passo que os colaboradores percebem o seu trabalho como muito relevante, implicando, assim, um maior comprometimento e responsabilidade para atender a expectativa, podem ser mais suscetíveis a se estressar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42747
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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