Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42741
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | ASSUNÇÃO, Maria Leylane Morais de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T20:17:35Z | - |
dc.date.available | 2022-02-07T20:17:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-31 | - |
dc.identifier.citation | ASSUNÇÃO, Maria Leylane Morais de. O PODER DE PERSISTÊNCIA DE MULHERES-MÃES E UNIVERSITÁRIAS NO CURSAR PEDAGOGIA NA UFPE- CAA: como flores de cacto em meio à seca a desabrochar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42741 | - |
dc.description.abstract | O trabalho em questão se trata de uma pesquisa que tem por título O poder de persistência de mulheres-mães e universitárias no cursar Pedagogia na UFPE- CAA: como flores de cacto em meio à seca a desabrochar. Pretendendo a partir deste processo de construção escrita explicitar como se caracteriza a ocorrência da trajetória de mulheres-mães no espaço acadêmico da UFPE-CAA, tendo para isto com sujeitas de pesquisa 4 mulheres que são mães e universitárias neste espaço. Como forma de nos guiar na realização da pesquisa, apontamos como Objetivo Geral: Compreender o processo de ingresso e permanência de mulheres-mães no cursar Pedagogia na UFPE-CAA, evidenciando as dificuldades enfrentadas e os benefícios conquistados, já enquanto objetivos específicos consideramos Identificar o perfil de mulheres-mães-universitárias no cursar Pedagogia na UFPE/CAA e Descrever as possibilidades e as dificuldades do processo de acesso e permanência de mulheres-mães-universitárias no curso de Pedagogia UFPE-CAA. Esta pesquisa se qualifica enquanto do tipo qualitativa e buscando atender os objetivos apontados anteriormente adotaremos enquanto instrumentos de coleta de dados o questionário e posteriormente a análise de conteúdo nos baseando em Bardin (1979). Em busca de promover um diálogo acerca do acesso e permanência de mulheres-mães no Ensino Superior e as definições e características inseridas neste contexto, tomamos como base teóricos diversos, entre estes Bitencourt (2017); Louro (1987); Souza (2021) e Urpia; Sampaio (2009). Acerca dos resultados concluímos que as mulheres-mães que frequentam o curso de Pedagogia da UFPE-CAA, apresentam perfis diversos, mas todas quando questionadas afirmam que as maiores dificuldades de persistir na trajetória acadêmica são oriundas do ser mãe. Desta forma se apresenta como papel da universidade enquanto instituição macro o planejamento que envolva investimentos que garantam o acesso e a permanência destas mulheres no ambiente acadêmico, somados a ações de conscientização dos docentes e demais profissionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 88p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mulheres – mães | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Trajetória | pt_BR |
dc.subject | Persistência | pt_BR |
dc.title | O poder de persistência de mulheres-mães-universitárias no cursar Pedagogia na UFPE-CAA: como flores de cacto em meio à seca a desabrochar. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2191292376693527 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study describes a research that has as its main title the Power of Persistence of Women/Mothers/University students in the Pedagogy Course at UFPE-CAA: As Cactus Flowers in the Midst of Drought Blooming. Intending from this process of writing construction to explain how the occurrence of the trajectory of women/mothers in the academic space of UFPE-CAA is characterized, having for this, as research subjects, four women who are mothers and university students in this place. As a way to guide us in carrying out the research, we point out as a general objective to understand the process of entry and permanence of women-mothers in the Pedagogy course at UFPE-CAA, highlighting the difficulties faced and the benefits achieved; as for our specific objectives, we consider identifying the profile of women/university mothers in the Pedagogy course at UFPE/CAA and describing the possibilities and difficulties of the process of access and permanence of those women. This research qualifies as qualitative and meets all specific collection objectives before adopting preserved data collection instruments and later a data analysis based on Bardin (1979). Seeking to promote a dialogue about the access and permanence of women-mothers in higher education and the definitions and characteristics inserted in this context, we take as our theoretical basis authors such as Bitencourt (2017), Blonde (1987), Souza (2021) and Urpia & Sampaio (2009). Regarding the results, we conclude that the women-mothers who attend the Pedagogy course at UFPE-CAA have different profiles, but all of them, when questioned, say that the greatest difficulties in persisting in the academic trajectory come from being a mother. In this way, the role of the university as a macro institution is the planning that involves investments that guarantee the access and permanence of these women in the academic environment, in addition to actions to raise awareness of teachers and other professional inside the university. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O PODER DE PERSISTÊNCIA DE MULHERES- MÃES- UNIVERSITÁRIAS NO CURSAR PEDAGOGIA NA UFPE-CAA - como flores de cacto em meio à seca a desabrochar.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons