Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42738

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMODENESI, Thiago Vasconcellos-
dc.contributor.authorSOARES, Sandra Maria-
dc.date.accessioned2022-02-07T17:29:28Z-
dc.date.available2022-02-07T17:29:28Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.citationSOARES, Sandra Maria. Impactos da política de educação integral no ensino médio de Pernambuco: um olhar nas Escolas de Referência em Ensino Médio dos municípios de Cedro e Orobó. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42738-
dc.description.abstractNo contexto de análise das políticas e programas que se forjam na educação da rede pública do estado de Pernambuco, este projeto objetiva analisar a implementação e os impactos da implantação da política de educação integral para os estudantes e a equipe gestora pertencentes a duas Escolas de Referência em Ensino Médio do Programa de Educação Integral da Secretaria Estadual de Educação no Estado de Pernambuco. Analisar e identificar as características da Política Pública de Educação Integral no Estado de Pernambuco, a partir do perfil sócio econômico, dos municípios de Cedro, no sertão do estado de Pernambuco, e do município de Orobó, no Planalto da Borborema, localizado na região do agreste do estado, bem como identificar os indicadores de desempenho nas avaliações externas dos estudantes, das escolas participantes da amostra pesquisada, são componentes desse projeto. Enquanto metodologia de trabalho, o objeto de estudo demanda a utilização do método qualitativos. A pesquisa de campo realizada nas regiões de desenvolvimento do estado considerada estratégica para o desenvolvimento e visibilidade da política educacional do estado, tanto na região do sertão como do agreste pernambucano, são elementos presentes nesta pesquisa. A partir da análise dos dados, são identificados quais os impactos que a política de Educação Integral implementada no Ensino Médio das Escolas Estaduais de Pernambuco, trouxe para os estudantes, dos municípios de Cedro e de Orobó. A partir das categorias analíticas iniciais, Políticas Públicas e Educação Integral, desenvolveremos um diálogo crítico com autores que fundamentam o debate atual a partir das categorias iniciais selecionadas, a saber: Bardin (2011), Dutra (2014), Gadotti (2009), Cavaliere (2009).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolítica Pública de Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectEscolas de Referência em Ensino Médiopt_BR
dc.titleImpactos da política de educação integral no ensino médio de Pernambuco : um olhar nas Escolas de Referência em Ensino Médio dos municípios de Cedro e Orobópt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1012965404774495pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4178512160955697pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxIn the context of the analysis of the policies and programs that are forged in public education in the state of Pernambuco, this project aims to analyze the implementation and the social impacts of the implementation of the integral education policy for the students and the management team belonging to two Schools of Reference in Secondary Education of the Comprehensive Education Program of the State Secretariat of Education in the State of Pernambuco. To analyze and identify the characteristics of the Public Policy of Integral Education in the State of Pernambuco, based on the socioeconomic profile of the municipalities of Cedro, in the sertao of the state of Pernambuco, and of the municipality of Orobó, in the Plateau of Borborema, located in the region of as well as identifying the performance indicators in the external evaluations of the students, of the participating schools of the researched sample, are components of this project. As a working methodology, the object of study requires the use of the qualitative method. The field research carried out in the regions of development of the state considered strategic for the development and visibility of the educational policy of the state, both in the hinterland and the hinterland of Pernambuco, are elements present in this research. From the analysis of the data, the social impacts that the policy of Integral Education implemented in the High School of the State Schools of Pernambuco, brought to the students of the municipalities of Cedro and Orobó are identified. From the initial analytical categories, Public Policies and Integral Education, we will develop a critical dialogue with authors that base the current debate on the selected initial categories, namely: Bardin (2011), Dutra (2014), Gadotti (2009), Cavaliere (2009).pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Sandra Maria Soares.pdf2,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons