Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/426

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorUlises de Montreuil Carmona, Charles pt_BR
dc.contributor.authorCelestino de Lima, Adilsonpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:02:41Z-
dc.date.available2014-06-12T15:02:41Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationCelestino de Lima, Adilson; Ulises de Montreuil Carmona, Charles. Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital. 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/426-
dc.description.abstractO processo de avaliação de empresas tem avançado no sentido de incorporar novas metodologias e/ou adaptar as metodologias já existentes, comprovadamente eficientes, para os novos paradigmas da avaliação. Esses novos paradigmas envolvem a avaliação do capital intelectual ou, de uma forma mais ampla e abrangente, o capital intangível. Sendo a área de avaliação considerada uma área eclética, incorpora outras disciplinas além das já conhecidas de finanças e requer uma maior interação com a dinâmica estratégica das organizações. Em se tratando de avaliação dos intangíveis, uma questão se coloca bastante relevante: o valor do capital intelectual. Empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) são empresas diferenciadas e que precisam de um adequado tratamento quando do processo de determinação do seu valor de mercado. As metodologias tradicionais apenas demonstram o valor da a empresa, no entanto, por ser esse tipo de empresa preponderantemente de capital intangível, fica difícil identificar os geradores de valor das mesmas. Essa pesquisa teve como objetivo principal determinar os direcionadores de valor de empresas de tecnologia da informação e comunicação, usando como metodologia e estatística multivariada, particularmente a análise fatorial, para determinar os fatores geradores de valor e agrupar as variáveis da pesquisa em grupos coesos que representassem um determinado direcionador de valor. Em seguida, foi utilizado o modelo de equação estrutural para poder criar um modelo estrutural e formalizar as relações entre as variáveis e determinar os coeficientes da regressão, gerando variáveis não observadas até chegar a uma outra variável, essa de segundo grau, que foi determinada de capital intelectual ou capital intangível. Com base no modelo gerado, podemos afirmar que, numa empresa de predominância intangível, como no caso das empresas de tecnologia da informação e comunicação, o capital intangível é formado pelo Capital Humano, representando 36,42% do valor do intangível; a Gestão do Capital Humano, representando 30,47% do intangível; o Capital Estrutural, representando 26,23% do intangível e, finalmente, o Ambiente Organizacional, representando 6,88% do total do capital intangívelpt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Católica de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectCapital intelectualpt_BR
dc.subjectCapital intangívelpt_BR
dc.subjectAvaliação de empresaspt_BR
dc.titleDeterminantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digitalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo1083_1.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons