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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42680
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SALDANHA, Renato Machado | - |
dc.contributor.author | SILVA, Elimar Vitalino da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T14:36:28Z | - |
dc.date.available | 2022-02-03T14:36:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42680 | - |
dc.description.abstract | A Educação do Campo no Brasil tem sua trajetória marcada por disputas e contradições, essa educação surge dentro das experiências dos movimentos sociais contra o latinfúndio. Com a crise capitalista de 2008 e as suas causas no Brasil, as experiências de Educação do Campo têm ficado sobre constantes ataques, que se intensificaram a partir de 2014. Em 2016, com um golpe jurídico-parlamentar que deu fim a um ciclo de conciliação de classes, levado a cabo pelos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) e levou a uma reordenação do Estado, esses ataques têm se intensificado. O fato de a Educação do Campo estar ligada diretamente à luta pela terra, tem feito com que esses ataques sejam ainda maiores nesse momento. Diante disso, cabe a nós questionar quais as tendências para a Educação do Campo nesse novo ciclo? Esse trabalho se propôs, então, a compreender a luta pela educação do campo no Brasil e suas tendências atuais. Para isso, fizemos uma revisão bibliográfica e documental, onde analisamos artigos, livros, revistas, reportagens e documentos relacionados ao tema. Buscamos nos aproximar da tradição do pensamento Marxista. Consideramos que a Educação do Campo corre um sério risco de abandono, sucateamento e de paralisação total, essa tendência vem se desenhando com mais intensidade a partir de 2015. Esse período pede uma resitência ainda maior dos movimentos de luta pela em defesa da Educação do campo, sobretudo sob o governo Bolsonaro. | pt_BR |
dc.format.extent | 60 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Reforma agrária | pt_BR |
dc.subject | Movimento dos trabalhadores rurais sem terra | pt_BR |
dc.title | Trajetória e perspectivas da educação do campo no âmbito do movimento dos trabalhadores rurais sem terra - MST | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2139182090168398 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Rural Education in Brazil has its trajectory marked by disputes and contradictions, this education arises within the experiences of social movements against Latin. With a capitalist crisis of 2008 and its causes in Brazil, as the Field Education suffers constant attacks, which intensified from 2014. In 2016, with a legal-parliamentary coup that ended a cycle of class reconciliation, carried out by the Workers' Party (PT) governments and led to a reordering of the state, these attacks are intensified. The fact that Field Education is directly linked to the struggle for land has been made with these even greater attacks at this time. Given this, it is up to us to question what are the trends for rural education in this new cycle? This work then proposed a struggle for field education in Brazil and its current trends. For this, it reproduced a bibliographic and documentary review, where we analyzed articles, books, magazines, reports and documents related to the theme. We seek to approach the tradition of Marxist thought. We consider that Rural Education represents a serious risk of abandonment, scrapping and total paralysis, this trend has been drawing more intensely since 2015. This period calls for an even greater reinitialization of the rural education struggle, especially under the Bolsonaro government. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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Silva, Elimar Vitalino da.pdf | 850,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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