Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42675

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorDIAS FILHO, Napoleão Santiago-
dc.date.accessioned2022-02-03T13:41:55Z-
dc.date.available2022-02-03T13:41:55Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.date.submitted2022-02-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42675-
dc.description.abstractA Socialização visa aperfeiçoar os valores humanos, tais como; respeito, solidariedade, confiança, cooperação e amizade; beneficiando o convívio entre os adolescentes e o meio em que vivem, estabelecendo regras, normas e atitudes positivas. Do mesmo modo, a Educação Física é uma magnífica ferramenta que pode atuar como fator social, pois ela é encarregada de criar meios de motivação onde os alunos se sintam à vontade para cooperar com as aulas, trabalhando com atividades em grupos, ajudando assim na evolução da autoestima, da Socialização e do convívio dos alunos com os colegas e os professores. A Educação Física tem valor no contexto escolar, uma vez que possibilita a continuidade do desenvolvimento social e afetivo que tem inicio ainda em casa com a família, permitindo a prática de atividades físicas que evidenciem um espírito de afetividade e cooperação por parte dos alunos. O estudo deste trabalho é de grande relevância, pois aborda o desenvolvimento social dos alunos do Ensino Fundamental II no âmbito escolar através das aulas de Educação Física, que por meio de sua conduta pedagógica oportuniza aos alunos o contato com valores e princípios morais e sociais que serão aprimorados durante a vida. Além disso, este trabalho abordou a influência das aulas de Educação Física na interação entre os alunos, e o desenvolvimento educacional dos mesmos, compreendendo que diversos valores são aprendidos e desenvolvidos a partir da metodologia utilizada dentro e fora da sala de aula. Ainda nesse sentido, outro o objetivo neste estudo é o refletir sobre a importância de desenvolver a Socialização nas aulas e Educação Física escolar, compreendendo os métodos utilizados pelos professores de EF como uma ferramenta para o processo de integração entre os alunos. Conclui-se que a Educação Física tem sua importância no âmbito escolar pautado na perspectiva da prática de atividades físicas que comprovem um espírito de afetividade e cooperação por parte dos alunos, além de beneficiar importantes espaços para a melhora das relações sociais como a amizade, integração, convivência e o respeito; mas também, a solução de problemas e conflitos entre os alunos.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - 5ª a 8ªpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleA importância da prática da educação física nas escolas como método de socialização nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxSocialization aims to improve human values such as; respect, solidarity, trust, cooperation and friendship; benefiting the interaction between adolescents and their environment, establishing rules, norms and positive attitudes. Similarly, Physical Education is a magnificent tool that can act as a social factor, as it is in charge of creating means of motivation where students feel comfortable to cooperate with classes, working with group activities, thus helping in the evolution. self-esteem, socialization and students' interaction with their colleagues and teachers. Physical education has value in the school context, since it allows the continuity of social and affective development that begins at home with the family, allowing the practice of physical activities that show a spirit of affection and cooperation on the part of the students. The study of this work is of great relevance, as it addresses the social development of Elementary School II students in the school environment through Physical Education classes, which through their pedagogical conduct provides students with contact with moral and social values and principles that will be improved during life. In addition, this work aimed to address the influence of Physical Education classes on the interaction between students, and their educational development, understanding that several values are learned and developed from the methodology used inside and outside the classroom. Still in this sense, another objective in this study is to reflect on the importance of developing socialization in class and school physical education, understanding the methods used by PE teachers as a tool for the process of integration between students. It is concluded that Physical Education has its importance in the school environment based on the perspective of the practice of physical activities that prove a spirit of affection and cooperation on the part of the students, besides benefiting important spaces for the improvement of social relations such as friendship, integration, coexistence and respect; but also, the solution of problems and conflicts among the students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DIAS FILHO, NAPOLEÃO SANTIAGO.pdf573,57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons