Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42669

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Ana Lúcia Borba de-
dc.contributor.authorSILVA, Vladimir Félix da-
dc.date.accessioned2022-02-02T22:57:35Z-
dc.date.available2022-02-02T22:57:35Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.identifier.citationSILVA, Vladimir Félix da. Projeto socioeducativo e inclusão educacional: o espaço criança esperança em Jaboatão dos Guararapes-PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42669-
dc.description.abstractO presente trabalho está inserido no campo que trata da relação entre educação e desigualdades educacionais. Parte de uma inquietação enquanto educador a respeito do processo educativo de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A presença de instituições de educação não-formal e projetos socioeducativos vem aumentando consideravelmente. Compreendendo que a atuação de tais espaços é permeada de contradições entre a atuação do Estado e da sociedade civil no campo da educação, nossa questão central está direcionada da seguinte maneira: Quais as repercussões do projeto socioeducativo da “ação” Espaço Criança Esperança na perspectiva do enfrentamento das desigualdades educacionais, segundo a percepção dos atores envolvidos? Nosso objetivo consistiu em analisar as possíveis contribuições do projeto socioeducativo da “ação” Espaço Criança Esperança de Jaboatão dos Guararapes/PE (ECEJ) no enfrentamento das desigualdades educacionais. Fizemos uma discussão teórica acerca das seguintes categorias: Estado, Terceiro Setor, Educação Não-Formal, Projetos Socioeducativos e Inclusão Educacional. Em relação as estratégias de investigação, fizemos um levantamento bibliográfico acerca do ECEJ, bem como utilizamos documentos norteadores e realizamos entrevistas com os educadores de modo a inferir as categorias empíricas para discutir com a literatura utilizada. Para tratamento dos dados utilizamos a análise de conteúdo (Bardin (1977). Vale salientar que se trata de uma pesquisa de caráter qualitativa, na qual metodologicamente tivemos como referência os seguintes autores Ludke e Andre (1986), Trivinos (1987), Minayo (2000), Chizzotti (2003), Zanten (2004), Mazzotti (2004), entre outros. Concluímos que as práticas desenvolvidas na instituição contribuem para a vida dos educandos, de forma individual, no entanto, para concretizar o enfrentamento às desigualdades educacionais é necessário a implementação de políticas públicas de modo a ampliar e garantir o acesso à educação de qualidade em consonância com as condições materiais de existência.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectProjeto socioeducativopt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleProjeto socioeducativo e inclusão educacional : o espaço criança esperança em Jaboatão dos Guararapes-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8858716107726341pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1313351595425296pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis present work is inserted in the field that deals with the relationship between education and educational inequalities. Part of a concern as an educator regarding the educational process of children, adolescents and young people in social vulnerability situations. It is noted that the presence of non-formal education institutions and socio-educational projects has been increasing considerably. Therefore, understanding that the performance of such spaces is permeated with contradictions between the performance of the State and the civil society in the field of education, our central issue is directed in the following way: What are the repercussions of the socio-educational project of “action” Espaço Criança Esperança by the perspective of confronting educational inequalities, according to the perception of the actors involved? Our objective consisted to analyze the possible contributions of the socio-educational project of “action” Espaço Criança Esperança in Jaboatão dos Guararapes/Pernambuco (ECEJ) in tackling educational inequalities. In which we made a theoretical discussion about the following categories: State, Third Sector, Non-Formal Education, Socio-educational Projects and Educational Inclusion. In relation to the research strategies, we did a bibliographic survey about the ECEJ, as well as using guiding documents and interviews with the educators in order to infer the empirical categories to discuss with the literature used. For the treatment of the data, we used a content analysis of Bardin (1977), of which it is a qualitative research, in which the following authors were methodologically referenced as: Ludke and Andre (1986), Trivinos (1987), Minayo (2000), Chizzotti (2003), Zanten (2004), Mazzotti (2004), among others. Finally, we conclude that the practices developed in the institution contribute to the lives of students, individually, however, to concretize the fight against educational inequalities it is necessary to implement public policies in order to expand and guarantee access to quality education in consonance with the material conditions of existence.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vladimir Félix da Silva.pdf967,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons