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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42661

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODELLA, Lidia Maria Alves-
dc.contributor.authorBRITO, Jessycka Portela de-
dc.date.accessioned2022-02-02T20:40:31Z-
dc.date.available2022-02-02T20:40:31Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2022-02-01-
dc.identifier.citationBRITO, Jessycka Portela de. A relação entre a educação superior e o desenvolvimento socioeconômico: uma análise para o Estado de Pernambuco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42661-
dc.description.abstractA educação superior consiste em um dos agentes propulsores do desenvolvimento econômico e social das regiões, segundo Rolim e Serra (2015), visto que atua como transmissora de conhecimento e inovação, ademais, é capaz de dinamizar a economia local. Deste modo, o presente trabalho objetiva analisar a influência do ensino superior no desenvolvimento dos municípios do estado de Pernambuco. Assim como busca retratar a história do aludido setor educacional no Brasil, debater quanto as suas funções e passíveis formas de fomento ao progresso, e expor o seu desempenho nos últimos anos mediante um comparativo entre o estado e o país. Para tal, foram empregues técnicas quantitativas baseadas em dados secundários, como o método econométrico dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) para a estimação de regressões lineares múltiplas, este buscara verificar a relação entre índices de desenvolvimento socioeconômico e variáveis relacionadas ao ensino superior. Os resultados da pesquisa exibiram, por exemplo, que o número total de docentes e de funcionários técnico-administrativos, associados à educação superior, cresceu cerca de 100% e 200%, respectivamente, na unidade federativa de Pernambuco, entre os anos de 2001 e 2018. Além do mais, indicaram que a expansão do acesso ao ensino superior, em uma unidade percentual, pode ampliar a renda per capita dos habitantes das cidades pernambucanas em torno de 1,14% e 0,42%, bem como incrementar nos níveis de escolaridade dos seus jovens e adultos em aproximadamente 1,65% e 0,63%, e ainda aumentar a expectativa de vida dos residentes. Portanto, as soluções demonstraram que a educação superior, deveras, impulsiona melhores condições de vida para a população, ou melhor, propicia o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Estado de Pernambuco.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superior - Pernambucopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômico – Efeito da educaçãopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.titleA relação entre a educação superior e o desenvolvimento socioeconômico: uma análise para o Estado de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7663953501457724pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5848186840641232pt_BR
dc.description.abstractxHigher education is one of the drivers of economic and social development of the regions, according to Rolim and Serra (2015), since it acts as a transmitter of knowledge and innovation, and is able to boost the local economy. Thus, this paper aims to analyze the influence of higher education on the development of municipalities in the state of Pernambuco. As it seeks to portray the history of the alluded educational sector in Brazil, discuss its functions and ways to foster progress, and expose its performance in recent years through a comparison between the state and the country. For this, quantitative techniques based on secondary data were used, such as the Ordinary Least Squares (OLS) econometric method for the estimation of multiple linear regressions. The survey results showed, for example, that the total number of teachers and technical-administrative staff associated with higher education grew by about 100% and 200%, respectively, in the Pernambuco federative unit between 2001 and 2018. In addition, they indicated that the expansion of access to higher education, by one percent, may increase the per capita income of the inhabitants of Pernambuco cities by around 1.14% and 0.42%, as well as increase in of their youth and adults by approximately 1.65% and 0.63%, and further increase the life expectancy of residents. Therefore, the solutions demonstrated that higher education, in fact, boosts better living conditions for the population, or better, provides the socioeconomic development of the municipalities of the State of Pernambuco.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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