Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42638

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ana Rita Sá Carneiro-
dc.contributor.authorSOUZA, Pedro Augusto Queiroz de-
dc.date.accessioned2022-02-01T17:43:30Z-
dc.date.available2022-02-01T17:43:30Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Pedro Augusto Queiroz de. Entre vernacular e político: o gesto de construir paisagem em Rio Branco, Acre. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42638-
dc.description.abstractA cidade de Rio Branco - capital do estado do Acre – vem sendo inventada e reinventada ao longo dos anos, seja nos literatos e trabalhos científicos ao reproduzirem a narrativa da “história oficial” institucionalizada, seja na sua paisagem por meio das intervenções urbanas de motivação política que acontecem desde meados do século XX em busca da suposta “modernidade”. A partir dos anos 2000 emerge o discurso por parte do Governo Estadual com intenção de fomentar certa identidade cultural e sentimento de pertencimento da população que estariam materializados em uma paisagem idealizada de caráter cenográfico para legitimar um legado político no centro histórico com vistas ao reconhecimento patrimonial. Pesquisas históricas revelam que outros tipos arquitetônicos formavam uma paisagem primitiva ou vernacular que ainda resiste ao tempo. Então, quais seriam, de fato, os atributos da paisagem acreana? A abordagem teórica da pesquisa parte da discussão da própria palavra paisagem e seus múltiplos significados para chegar aos conceitos-chave de duas modalidades paisagísticas coexistentes que permeiam o trabalho: a paisagem vernacular e a paisagem política, cunhados principalmente por John B. Jackson e Jean-Marc Besse. Assim, tem-se como objetivo verificar a legitimidade dos atributos da paisagem política defendida pelo Estado na atual proposta de tombamento, em contraponto aos atributos da paisagem vernacular negligenciados. Para isso, a metodologia desenvolvida partiu da historiografia cultural, estruturada na forma de pesquisa documental, tendo como suporte material mapas, fotografias e legislações urbanas que tangenciam a preservação do patrimônio cultural. Neste percurso, com o apoio de teóricos da fotografia como Boris Kossoy, Erwin Panofsky, Ana Maria Mauad e Zita Possamai, foi realizada a análise iconográfica do álbum fotográfico “Encontro da História do Acre – Estado 50 Anos” para identificar, entre os descritores icônicos, que paisagem se sobressai no imaginário social enquanto representação da cidade de Rio Branco. Por fim, pretende-se mapear onde e quando Rio Branco e o Acre se inseriram na política patrimonial nacional do IPHAN para, daí, tendo como parâmetro o inventário elaborado pelo IPHAN/AC em 2011, verificar o que pretende ser preservado enquanto patrimônio cultural da cidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesenvolvimento Urbanopt_BR
dc.subjectPaisagem - Acrept_BR
dc.subjectPaisagem vernacular - Acrept_BR
dc.subjectPaisagem política – Acrept_BR
dc.titleEntre vernacular e político : o gesto de construir paisagem em Rio Branco, Acrept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVERAS, Lúcia Maria de Siqueira Cavalcanti-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6935911122765625pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9554652433700829pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxRio Branco - capital of the state of Acre - has been invented and reinvented over the years, whether in literary and scientific works by reproducing the narrative of institutionalized "official history", or in its urban landscape through the politically motivated urban interventions that took place since the mid-twentieth century looking for the supposed “modernity”. From the 2000s onwards, the State Government's discourse emerged with the intention of fostering a certain cultural identity and a sense of belonging among the population, which would be materialized in an idealized scenic landscape to legitimize a political legacy in the historic center seeking the heritage recognition. Historical research reveals that other architectural types formed a primitive or vernacular landscape that still stands the test of time. So, what are, in fact, the attributes of Acre’s landscape? The theoretical approach of the research starts from the discussion of the word landscape itself and its multiple meanings to reach the key concepts of two coexisting landscape modalities that permeate the work: the vernacular landscape and the political landscape, created mainly by John B. Jackson and Jean-Marc Besse. Thus, the objective of this work is to verify the legitimacy of the attributes of the political landscape defended by the State in the current listing proposal, in contrast to the neglected attributes of the vernacular landscape. For this, the developed methodology started from cultural historiography, structured in the form of documental research, with material supports such as maps, photographs and urban legislation that approaches the preservation of cultural heritage. Along this path, with the support of photography theorists such as Boris Kossoy, Erwin Panofsky, Ana Maria Mauad and Zita Possamai, an iconographic analysis of the photographic album “Encontro da História do Acre – Estado 50 Anos” was carried out to identify, among the iconic descriptors, which landscape stands out in the social imagination as a representation of the city of Rio Branco. Finally, it is intended to map where and when Rio Branco and Acre were included in IPHAN's national heritage policy, and from there, using the inventory prepared by IPHAN/AC in 2011, verifying what is intended to be preserved as cultural heritage of the city.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9146853256447280pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Pedro Augusto Queiroz de Souza .pdf8,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons