Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42627
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gerdly Barbosa Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T16:18:56Z | - |
dc.date.available | 2022-02-01T16:18:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42627 | - |
dc.description.abstract | A atividade física moderada, praticada de forma regular, conduz à resposta funcional do organismo em diferentes parâmetros que contribuem para melhorar o estilo e qualidade de vida, e pode ser incluído nas atividades de vida diária, como também, as atividades de lazer. A partir disso, as medidas antropométricas por meio da composição corporal auxiliam o professor a fazer uma análise na qualidade de vida dos alunos através das avaliações propostas. Além disso, o papel do profissional de Educação Física na promoção da saúde e os desafios que a Educação Física enquanto ciência e profissão irão enfrentar nas próximas décadas, tendo como ponto de partida a inatividade física, estas devido o aumento das doenças crônicas, tornamse debates que pretendem ser discutidos com as futuras gerações que poderão utilizar o exercício físico como agente terapêutico. Esse estudo teve como objetivo conceituar a importância das medidas antropométricas e da composição corporal como parâmetros de desenvolvimento das atividades físicas habituais em adolescentes do ensino médio. A metodologia foi realizada por meio de uma Revisão bibliográfica da literatura as bases de dados CNPq, BIREME (LILACS) e SCIELO. Assim, conclui-se que é o professor de Educação Física quem oportuniza e influencia, principalmente, na função de ensinar ao aluno e criar instrumentos para que o mesmo possa buscar a melhora da sua qualidade de vida, como por meio das medidas antropométricas e composição corporal no ensino médio. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Antropometria | pt_BR |
dc.subject | Educação física para adolescentes | pt_BR |
dc.title | A importância das medidas antropométricas e da composição corporal como parâmetros de desenvolvimento das atividades físicas habituais em adolescentes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Moderate physical activity, practiced on a regular basis, leads to the body's functional response in different parameters that contribute to improve the style and quality of life, and can be included in daily life activities, as well as leisure activities. From this, anthropometric measurements through body composition help the teacher to make an analysis on the students' quality of life through the proposed evaluations. In addition, the role of the Physical Education professional in health promotion and the challenges that Physical Education as a science and profession will face in the coming decades, having as a starting point physical inactivity, due to the increase of chronic diseases, become There are debates that are intended to be discussed with future generations who may use physical exercise as a therapeutic agent. This study aimed to conceptualize the importance of anthropometric measurements and body composition as parameters for the development of habitual physical activities in high school adolescents. The methodology was carried out through a literature review of the databases CNPq, BIREME (LILACS) and SCIELO. Thus, it is concluded that it is the Physical Education teacher who provides opportunities and influences, mainly, in the function of teaching the student and creating instruments so that they can seek to improve their quality of life, such as through anthropometric measurements and composition. high school. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Gerdly Barbosa Gomes da.pdf | 519,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons