Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42627

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, Gerdly Barbosa Gomes da-
dc.date.accessioned2022-02-01T16:18:56Z-
dc.date.available2022-02-01T16:18:56Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.date.submitted2022-02-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42627-
dc.description.abstractA atividade física moderada, praticada de forma regular, conduz à resposta funcional do organismo em diferentes parâmetros que contribuem para melhorar o estilo e qualidade de vida, e pode ser incluído nas atividades de vida diária, como também, as atividades de lazer. A partir disso, as medidas antropométricas por meio da composição corporal auxiliam o professor a fazer uma análise na qualidade de vida dos alunos através das avaliações propostas. Além disso, o papel do profissional de Educação Física na promoção da saúde e os desafios que a Educação Física enquanto ciência e profissão irão enfrentar nas próximas décadas, tendo como ponto de partida a inatividade física, estas devido o aumento das doenças crônicas, tornamse debates que pretendem ser discutidos com as futuras gerações que poderão utilizar o exercício físico como agente terapêutico. Esse estudo teve como objetivo conceituar a importância das medidas antropométricas e da composição corporal como parâmetros de desenvolvimento das atividades físicas habituais em adolescentes do ensino médio. A metodologia foi realizada por meio de uma Revisão bibliográfica da literatura as bases de dados CNPq, BIREME (LILACS) e SCIELO. Assim, conclui-se que é o professor de Educação Física quem oportuniza e influencia, principalmente, na função de ensinar ao aluno e criar instrumentos para que o mesmo possa buscar a melhora da sua qualidade de vida, como por meio das medidas antropométricas e composição corporal no ensino médio.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropometriapt_BR
dc.subjectEducação física para adolescentespt_BR
dc.titleA importância das medidas antropométricas e da composição corporal como parâmetros de desenvolvimento das atividades físicas habituais em adolescentes do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxModerate physical activity, practiced on a regular basis, leads to the body's functional response in different parameters that contribute to improve the style and quality of life, and can be included in daily life activities, as well as leisure activities. From this, anthropometric measurements through body composition help the teacher to make an analysis on the students' quality of life through the proposed evaluations. In addition, the role of the Physical Education professional in health promotion and the challenges that Physical Education as a science and profession will face in the coming decades, having as a starting point physical inactivity, due to the increase of chronic diseases, become There are debates that are intended to be discussed with future generations who may use physical exercise as a therapeutic agent. This study aimed to conceptualize the importance of anthropometric measurements and body composition as parameters for the development of habitual physical activities in high school adolescents. The methodology was carried out through a literature review of the databases CNPq, BIREME (LILACS) and SCIELO. Thus, it is concluded that it is the Physical Education teacher who provides opportunities and influences, mainly, in the function of teaching the student and creating instruments so that they can seek to improve their quality of life, such as through anthropometric measurements and composition. high school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Gerdly Barbosa Gomes da.pdf519,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons